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http://hdl.handle.net/11422/23785
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Leonardo Ventapane Pinto de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Fernando Rodrigues Correia Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T14:10:20Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02T03:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Fernando Rodrigues Correia Vieira de. Sombra cotidiana: o horror do dia a dia explorado através da game art. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23785 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Terror | pt_BR |
dc.subject | Inquietação | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Game art | pt_BR |
dc.subject | Walking simulators | pt_BR |
dc.subject | Terror | pt_BR |
dc.subject | Restlessness | pt_BR |
dc.subject | Everyday | pt_BR |
dc.title | Sombra cotidiana: o horror do dia a dia explorado através da game art | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0827350435057957 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4170150221508970 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jacob, Elizabeth Motta | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2482165660271239 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Soares, Lilian de Carvalho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3684516162750792 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Emmanoel Martins | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4451133433147641 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa em questão aborda o terror como uma ferramenta que vai além do simples susto ou choque nas artes visuais, com um foco específico no desenvolvimento do video game autoral chamado "Sombra Cotidiana". O objetivo é explorar as possibilidades do tema do terror, recusando-se a aderir à estética convencional do gênero. Ao invés disso, a pesquisa propõe a aplicação do conceito do inquietante de Sigmund Freud (1919), buscando uma abordagem mais profunda e significativa. Destacando as limitações do uso imediato do terror na indústria do entretenimento, o estudo busca transcender as fórmulas desgastadas de produção de terror. Para isso, explora artistas como Francisco de Goya, Luc Tuymans e Ralph Eugene Meatyard, que oferecem ferramentas narrativas e visuais valiosas para compreender os mecanismos de ativação do terror de maneira mais sutil e complexa. A pesquisa também examina a interseção entre jogos e arte, com ênfase nos jogos independentes e na game art, especialmente nos walking simulators. Aprofundando-se na análise das características fundamentais desses jogos, como percepção sensorial, desenquadramento e emulação de atmosferas imersivas, o estudo destaca o processo criativo por trás de "Sombra Cotidiana". Esse processo envolve explorações do bairro do autor, documentando elementos únicos através de vídeos e fotos para criar uma experiência imersiva centrada na vivência do cotidiano de um trabalhador. A influência de outros jogos, como Gone Home (2013), Iron Lung (2022) e Missing Children (2020), e a integração de elementos reais, como vídeos e sons capturados no entorno do desenvolvedor, contribuem para a singularidade da atmosfera do jogo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
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