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dc.contributor.advisorCarvalho, Leonardo Ventapane Pinto de-
dc.contributor.authorCarvalho, Fernando Rodrigues Correia Vieira de-
dc.date.accessioned2024-09-30T14:10:20Z-
dc.date.available2024-10-02T03:00:14Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationCARVALHO, Fernando Rodrigues Correia Vieira de. Sombra cotidiana: o horror do dia a dia explorado através da game art. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23785-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTerrorpt_BR
dc.subjectInquietaçãopt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectGame artpt_BR
dc.subjectWalking simulatorspt_BR
dc.subjectTerrorpt_BR
dc.subjectRestlessnesspt_BR
dc.subjectEverydaypt_BR
dc.titleSombra cotidiana: o horror do dia a dia explorado através da game artpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0827350435057957pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4170150221508970pt_BR
dc.contributor.referee1Jacob, Elizabeth Motta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2482165660271239pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Lilian de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3684516162750792pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Emmanoel Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4451133433147641pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa em questão aborda o terror como uma ferramenta que vai além do simples susto ou choque nas artes visuais, com um foco específico no desenvolvimento do video game autoral chamado "Sombra Cotidiana". O objetivo é explorar as possibilidades do tema do terror, recusando-se a aderir à estética convencional do gênero. Ao invés disso, a pesquisa propõe a aplicação do conceito do inquietante de Sigmund Freud (1919), buscando uma abordagem mais profunda e significativa. Destacando as limitações do uso imediato do terror na indústria do entretenimento, o estudo busca transcender as fórmulas desgastadas de produção de terror. Para isso, explora artistas como Francisco de Goya, Luc Tuymans e Ralph Eugene Meatyard, que oferecem ferramentas narrativas e visuais valiosas para compreender os mecanismos de ativação do terror de maneira mais sutil e complexa. A pesquisa também examina a interseção entre jogos e arte, com ênfase nos jogos independentes e na game art, especialmente nos walking simulators. Aprofundando-se na análise das características fundamentais desses jogos, como percepção sensorial, desenquadramento e emulação de atmosferas imersivas, o estudo destaca o processo criativo por trás de "Sombra Cotidiana". Esse processo envolve explorações do bairro do autor, documentando elementos únicos através de vídeos e fotos para criar uma experiência imersiva centrada na vivência do cotidiano de um trabalhador. A influência de outros jogos, como Gone Home (2013), Iron Lung (2022) e Missing Children (2020), e a integração de elementos reais, como vídeos e sons capturados no entorno do desenvolvedor, contribuem para a singularidade da atmosfera do jogo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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