Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23785
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Sombra cotidiana: o horror do dia a dia explorado através da game art
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Fernando Rodrigues Correia Vieira de
Orientador: Carvalho, Leonardo Ventapane Pinto de
Resumo: A pesquisa em questão aborda o terror como uma ferramenta que vai além do simples susto ou choque nas artes visuais, com um foco específico no desenvolvimento do video game autoral chamado "Sombra Cotidiana". O objetivo é explorar as possibilidades do tema do terror, recusando-se a aderir à estética convencional do gênero. Ao invés disso, a pesquisa propõe a aplicação do conceito do inquietante de Sigmund Freud (1919), buscando uma abordagem mais profunda e significativa. Destacando as limitações do uso imediato do terror na indústria do entretenimento, o estudo busca transcender as fórmulas desgastadas de produção de terror. Para isso, explora artistas como Francisco de Goya, Luc Tuymans e Ralph Eugene Meatyard, que oferecem ferramentas narrativas e visuais valiosas para compreender os mecanismos de ativação do terror de maneira mais sutil e complexa. A pesquisa também examina a interseção entre jogos e arte, com ênfase nos jogos independentes e na game art, especialmente nos walking simulators. Aprofundando-se na análise das características fundamentais desses jogos, como percepção sensorial, desenquadramento e emulação de atmosferas imersivas, o estudo destaca o processo criativo por trás de "Sombra Cotidiana". Esse processo envolve explorações do bairro do autor, documentando elementos únicos através de vídeos e fotos para criar uma experiência imersiva centrada na vivência do cotidiano de um trabalhador. A influência de outros jogos, como Gone Home (2013), Iron Lung (2022) e Missing Children (2020), e a integração de elementos reais, como vídeos e sons capturados no entorno do desenvolvedor, contribuem para a singularidade da atmosfera do jogo.
Palavras-chave: Terror
Inquietação
Cotidiano
Game art
Walking simulators
Terror
Restlessness
Everyday
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARVALHO, Fernando Rodrigues Correia Vieira de. Sombra cotidiana: o horror do dia a dia explorado através da game art. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
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