Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2378
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : De olho na bolsa: a cobertura do mercado de capitais no jornalismo especializado de economia: o caso do valor econômico
Autor(es)/Inventor(es): Mello, Rodrigo Celestino de
Tutor: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumen: Ressalta a evolução contínua do mercado de ações brasileiro a partir do desenvolvimento e da estabilidade econômica do país e analisa esse crescimento com base na cobertura jornalística do tema. A questão fundamental é a constatação da necessidade de uma ampliação e estruturação dessa cobertura tendo em vista a expansão do mercado de ações, principalmente no segmento pessoa-física. A referência para a elaboração do paralelo entre o presente e o modelo de cobertura que vem sendo desenvolvido é a coluna De Olho na Bolsa, da jornalista Daniele Camba, no jornal Valor Econômico, principal veículo impresso especializado em economia do país. Com base na coluna, o que se buscou foi a análise das características da abordagem do tema e o entendimento dos desafios impostos à cobertura. Questões como definição e ampliação do público-alvo; relacionamento com as fontes; ética, recomendações e formação da consciência do leitor; além do paralelo com o modelo americano de análise do mercado de capitais, visto com espelho para o futuro da bolsa brasileira, também foram abordadas no trabalho. Partindo de um breve recorte histórico do Jornalismo Econômico que começa na segunda metade do século XX, a análise procura deixar evidente o processo em curso de desenvolvimento do mercado de ações no Brasil e a conseqüente necessidade de se repensar a cobertura do tema pelos grandes veículos da imprensa, de forma que ela atenda as necessidades de um público em expansão, sem deixar de lado a responsabilidade e a complexidade que o tema exige.
Materia: Jornalismo especializado
Valor economico (jornal)
Bolsa de valores
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2-dic-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MELLO, Rodrigo Celestino de. De olho na bolsa: a cobertura do mercado de capitais no jornalismo especializado de economia: o caso do Valor Econômico. 2009. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RMELLO.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.