Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2379
Tipo: Dissertação
Título: A intervenção do discurso analítico na estrutura de linguagem
Título(s) alternativo(s): L'intervention du discours analytique dans la structure de langage
Autor(es)/Inventor(es): Freire, Márcia Sousa
Orientador: Figueiredo, Ana Cristina Costa de
Resumo: Demonstra que o discurso analítico designa uma operação que implica uma intervenção na estrutura de linguagem. A partir deste encaminhamento, pretendemos sustentar a noção de intervenção analítica como precipitadora da ocorrência do discurso do analista. E, por fim, indicaremos que, por se tratar de uma forma específica de laço social, o discurso analítico não se limita ao setting analítico, podendo ocorrer em outros dispositivos. Para tal, decidimos realizar o seguinte percurso teórico: iniciaremos apresentando a dimensão estrutural da linguagem e sua relação com a psicanálise, depois trabalharemos a teoria lacaniana dos discursos na tentativa de demonstrar que a formulação dos quatro discursos indicam quatro formas de organização da linguagem, posteriormente articularemos o operador discursivo do analista com a estrutura de linguagem a fim de abordarmos a especificidade do analítico de uma intervenção.
Resumo: Démontre que le discours analytique, renvoyant à une opération, implique l'intervention dans Ia structure de langage. A partir de cet acheminement, on soutiendra que Ia notion d'intervention analytique est catalysatrice de l' avenement du discours de l'analyste. Enfin, il sera indiqué, étant donné ça spécificité en tant que lien social, que le discours analytique ne se limite pas au setting de l'analyse, celui-ci pouvant se produire dans d'autres dispositifs. Pour cela, le parcours théorique suivant est proposé: en priemier lieu, Ia dimension structurale du langage et son rapport avec Ia psychanalyse sera presentée en suite le travail portera sur Ia théorie lacanienne des discours, en vue de démontrer que Ia formulation des quatre discours indiquent quatre formes d'organisation du langage en dernier l'operateur discoursif de l'analyste sera le point d'articu1ation avec Ia structure de langage, dans le sens de pouvoir envisager Ia spécificité de l'analytique d'une intervention.
Palavras-chave: Psicanalise
Linguagem
Lacan, Jacques
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica
Unidade produtora: Instituto de Psicologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2003
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FREIRE, Márcia S. A intervenção do discurso analítico na estrutura de linguagem. 80 f. 2003. Dissertação (Mestrado em Teoria Psicanalítica) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
Aparece nas coleções:Teoria Psicanalítica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
569730.pdf13.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.