Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/237
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maciel, Katia Augusta | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Fernanda Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-04T17:09:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:30Z | - |
dc.date.issued | 2007-07-03 | - |
dc.identifier.citation | RABELO, Fernanda Ferreira. Abbas Kiarostami e a Construção de um Cinema de Reflexão: Análise estética dos filmes E a vida continua e Dez. Rio de Janeiro, 2007. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/237 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Abbas Kiarostami e a construção de um cinema de reflexão: análise estética dos filmes: e a vida continua e dez | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8100404916721779 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fatorelli, Antonio Pacca | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4404878872890292 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Salis, Fernando Alvares | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7250543486330602 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Fátima | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6378629974313895 | pt_BR |
dc.description.resumo | A produção cinematográfica do cineasta iraniano Abbas Kiarostami será analisada esteticamente, considerando tanto sua temática quanto estrutura, para revelar o estilo próprio do cineasta. Sob o ponto-de-vista da reflexão do filósofo Gilles Deleuze realizada em A imagem e tempo (1989), serão ressaltados nos filmes E a vida continua (1992) e Dez (2002) aspectos relacionados ao cinema moderno, surgido no Pós-guerra. Este novo cinema e os dois filmes em questão são caracterizados principalmente pelo desaparecimento da estrutura da narrativa clássica - aspecto marcante do mainstream cinematográfico - e por estabelecer uma nova relação com o espectador. Assim, pretende-se atribuir à obra de Kiarostami a importância de romper com a produção comercial, levando o seu espectador a conectar-se mais livremente com as imagens. Contudo, o objetivo deste trabalho não é apenas encaixar os filmes nos conceitos deleuzianos, mas refletir sobre a relação entre eles, e com eles tentar pensar na arte cinematográfica como um instrumento de reflexão sobre si mesmo e o mundo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA FERREIRA RABELO final.pdf | 731.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.