Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/237
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Abbas Kiarostami e a construção de um cinema de reflexão: análise estética dos filmes: e a vida continua e dez
Autor(es)/Inventor(es): Rabelo, Fernanda Ferreira
Tutor: Maciel, Katia Augusta
Resumen: A produção cinematográfica do cineasta iraniano Abbas Kiarostami será analisada esteticamente, considerando tanto sua temática quanto estrutura, para revelar o estilo próprio do cineasta. Sob o ponto-de-vista da reflexão do filósofo Gilles Deleuze realizada em A imagem e tempo (1989), serão ressaltados nos filmes E a vida continua (1992) e Dez (2002) aspectos relacionados ao cinema moderno, surgido no Pós-guerra. Este novo cinema e os dois filmes em questão são caracterizados principalmente pelo desaparecimento da estrutura da narrativa clássica - aspecto marcante do mainstream cinematográfico - e por estabelecer uma nova relação com o espectador. Assim, pretende-se atribuir à obra de Kiarostami a importância de romper com a produção comercial, levando o seu espectador a conectar-se mais livremente com as imagens. Contudo, o objetivo deste trabalho não é apenas encaixar os filmes nos conceitos deleuzianos, mas refletir sobre a relação entre eles, e com eles tentar pensar na arte cinematográfica como um instrumento de reflexão sobre si mesmo e o mundo.
Materia: Produção audiovisual
Cinema
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-jul-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RABELO, Fernanda Ferreira. Abbas Kiarostami e a Construção de um Cinema de Reflexão: Análise estética dos filmes E a vida continua e Dez. Rio de Janeiro, 2007. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FERNANDA FERREIRA RABELO final.pdf731.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.