Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23819
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPrevedello, Carine Felkl-
dc.contributor.authorScolarique, Rafael de Sousa-
dc.date.accessioned2024-10-01T17:58:48Z-
dc.date.available2024-10-03T03:00:14Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationSCOLARIQUE, Rafael de Sousa. Comunicação e inteligência artificial: o impacto das ias generativas na publicidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23819-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.titleComunicação e inteligência artificial: o impacto das ias generativas na publicidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9032841605132565pt_BR
dc.contributor.referee1Marchi, Leonardo Gabriel De-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657867646808573pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Marcela Canavarro Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631896127540627pt_BR
dc.description.resumoEste estudo surge da necessidade de gerar conhecimento sobre uma nova tecnologia que ganhou destaque global no final de 2022, momento do lançamento do chatGPT e da eclosão das Inteligências Artificiais – IAs – generativas. A publicidade e as áreas relacionadas à comunicação digital enfrentam uma considerável exposição ao recurso, capaz de realizar tarefas semelhantes às dos profissionais de forma imediata. A pesquisa analisou o impacto das IAs na rotina de trabalho de profissionais de duas agências de publicidade ligados a comunicação digital, aplicando um questionário misto com perguntas objetivas e descritivas. Destaca-se a rápida e concreta adesão da ferramenta na rotina de trabalho, ao mesmo tempo, em que sinaliza para importante preocupação dos profissionais em relação à possível ameaça às suas funções. Além disso, o estudo explora precedentes jurídicos da regulação de Inteligência Artificial no mundo, examina impactos históricos de novidades tecnológicas no modo de produção e propõe uma reflexão sobre o uso da tecnologia para potencializar a produção e preservar o profissional durante esta revolução tecnológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RScolarique.pdf833.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.