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dc.contributor.advisorLagoa, Maria Beatriz da Rocha-
dc.contributor.authorOliveira, Lais Freire de-
dc.date.accessioned2024-10-01T18:26:31Z-
dc.date.available2024-10-03T03:00:14Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lais Freire de. Representação de pessoas idosas retratadas no comercial de cerveja Beck's 70. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23823-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectÁlcoolpt_BR
dc.titleRepresentação de pessoas idosas retratadas no comercial de cerveja Beck's 70pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4053248213865133pt_BR
dc.contributor.referee1Roiffe, Ana Gabriela Dickstein-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6230008106862325pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Bruna Távora de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5364811894174834pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso pretende investigar a representação da pessoa idosa em propagandas de cerveja, mais precisamente no comercial lançado em abril de 2023 pela cervejaria Beck's. O envelhecimento da população é tema de crescente relevância na última década, na qual diferentes segmentos da indústria buscam se adaptar para cativar o novo perfil consumidor em potencial, sendo o recurso audiovisual uma forte ferramenta de identificação e estímulo. Porém, a velhice, assim como a pessoa idosa, segue alvo de estigmatização, sendo evitada, temida e classificada como fardo, o que tem se refletido na propaganda brasileira em diversos setores, inclusive na indústria de bebidas. Assim sendo, será feito um breve histórico de comerciais do segmento até o alvo da pesquisa, cujo objetivo é entender se há um processo corrente de ressignificação da imagem da pessoa idosa tanto pela indústria quanto pela sociedade. Para tais conclusões, será feita uma análise de conteúdo embasada pela Teoria da Cultura Visual, seguida de uma pesquisa qualiquantitativa a respeito da percepção do público com relação ao comercial, ao produto e às pessoas idosas representadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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