Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23825
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A representação do feminino no cinema de Almodóvar
Autor(es)/Inventor(es): Freesz, Mariana Rocha
Orientador: Torquato, Chalini
Resumo: O assunto representatividade feminina vem ganhando cada vez mais espaço no debate público do século XXI, o cinema como produto cultural e agente do debate social insere-se nisso. A partir desse panorama, busca-se analisar a obra de Pedro Almodóvar, cineasta espanhol de renome, que tem como característica marcante de seu trabalho suas personagens femininas disruptivas e ousadas. Após cunhar expressões como “as mulheres de Almodóvar” ou “diretor de mulheres”, o diretor é reconhecido culturalmente como um criador de mulheres contemporâneas. Entretanto, ao fazer uma análise um pouco mais profunda de sua obra,posicionamento e escrita de personagens à luz de conceitos como representatividade e performatividade de gênero, pode-se observar que apesar de inovar na forma como dispõe o desejo dessas personagens, ainda baseia-se na diferença sexual para tanto.
Palavras-chave: Mulheres no cinema
Narrativa cinematográfica
Representações
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FREESZ, Mariana Rocha. A representação do feminino no cinema de Almodóvar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFreesz.pdf592.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.