Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMiranda, Ana Paula Celso de-
dc.contributor.authorCunha, João Pedro Gibson-
dc.date.accessioned2024-10-01T19:49:25Z-
dc.date.available2024-10-03T03:00:14Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCUNHA, João Pedro Gibson. Significados e práticas do consumo de leitura. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23838-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectLivrospt_BR
dc.titleSignificados e práticas do consumo de leiturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5061912856624094pt_BR
dc.description.resumoComo a maioria das práticas de consumo, a leitura é repleta de significados e valores culturais. O presente estudo busca entender o consumo simbólico da prática da leitura. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de entender os hábitos de leitura dos participantes, desde o momento em que começaram a gostar de ler até os dias de hoje. Os principais conceitos da área de estudo do Comportamento do Consumidor são o self e o self estendido, os rituais de consumo, a magia envolvida no consumo, os produtos digitais, as comunidades, agentes de socialização, a troca de presentes e o interacionismo simbólico. Foram entrevistadas 13 pessoas, que leem em média no mínimo 6 livros por ano. Os achados de pesquisam apresentam diálogo teórico com self, rituais de consumo, magia, comunidades, interacionismo simbólico, troca de presentes, magia e agentes de socialização. O principal achado foi o entendimento dos participantes da leitura com os significados de refúgio, fonte de conhecimento e fonte de entretenimento, mas também foram encontradas práticas registradas na teoria, como a formação de comunidades de leitores, práticas que os leitores têm que são influenciadas pela visão dos outros e significados da troca de presentes como o estreitamento de laços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPGCunha.pdf183.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.