Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23838
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Significados e práticas do consumo de leitura
Autor(es)/Inventor(es): Cunha, João Pedro Gibson
Orientador: Miranda, Ana Paula Celso de
Resumo: Como a maioria das práticas de consumo, a leitura é repleta de significados e valores culturais. O presente estudo busca entender o consumo simbólico da prática da leitura. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de entender os hábitos de leitura dos participantes, desde o momento em que começaram a gostar de ler até os dias de hoje. Os principais conceitos da área de estudo do Comportamento do Consumidor são o self e o self estendido, os rituais de consumo, a magia envolvida no consumo, os produtos digitais, as comunidades, agentes de socialização, a troca de presentes e o interacionismo simbólico. Foram entrevistadas 13 pessoas, que leem em média no mínimo 6 livros por ano. Os achados de pesquisam apresentam diálogo teórico com self, rituais de consumo, magia, comunidades, interacionismo simbólico, troca de presentes, magia e agentes de socialização. O principal achado foi o entendimento dos participantes da leitura com os significados de refúgio, fonte de conhecimento e fonte de entretenimento, mas também foram encontradas práticas registradas na teoria, como a formação de comunidades de leitores, práticas que os leitores têm que são influenciadas pela visão dos outros e significados da troca de presentes como o estreitamento de laços.
Palavras-chave: Sociedade de consumo
Comportamento do consumidor
Consumo
Livros
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CUNHA, João Pedro Gibson. Significados e práticas do consumo de leitura. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPGCunha.pdf183.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.