Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23863
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O impacto do marketing sustentável aos consumidores do setor de eletrônicos no processo de decisão de compra
Author(s)/Inventor(s): Trigueiro, Hayron Oliveira
Advisor: Niño, Laura Marina Valencia
Abstract: O marketing sustentável é um conjunto de estratégias utilizada pelas empresas com o intuito de associar a imagem da empresa a atitudes, que comprovadamente, são menos danosas ao meio ambiente ou para a sociedade em geral. Porém é preciso atenção, pois existem empresas que se passam por sustentáveis praticando o greenwashing que se resume a manipulação de informações para que a organização seja vista como comprometida com os impactos ambientais. O escopo principal deste trabalho girou em torno da compreensão acerca de que forma o marketing sustentável do mercado de eletrônicos impacta no processo de decisão de escolha da marca para o consumidor além de buscar entender as estratégias de sustentabilidade das empresas deste segmento de mercado e o comportamento de seus clientes. Para isto foi realizada uma coleta de dados mediante utilização de questionário online com 13 perguntas fechadas que ficou aberto durante 10 dias totalizando 75 respostas válidas. Através da análise dos gráficos gerados pela pesquisa, foi possível identificar que a grande maioria não coloca como prioridade questões sustentáveis no momento de decisão de compra de um produto eletrônico.
Keywords: Marketing
Sustentabilidade
Logística reversa
Responsabilidade ambiental
Comportamento do consumidor
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 27-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TRIGUEIRO, Hayron Oliveira. O impacto do marketing sustentável aos consumidores do setor de eletrônicos no processo de decisão de compra. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HOTrigueiro.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.