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dc.contributor.advisorAraujo, Marcelo Castaneda de-
dc.contributor.authorVieira, Gustavo Schüler-
dc.date.accessioned2024-10-03T16:43:30Z-
dc.date.available2024-10-05T03:00:12Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationVIEIRA, Gustavo Schüler. A influência do preço dos cigarros legais sobre o comportamento de compra dos consumidores da cidade do Rio de Janeiro. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23864-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCigarrospt_BR
dc.subjectPreçospt_BR
dc.subjectDemandapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleA influência do preço dos cigarros legais sobre o comportamento de compra dos consumidores da cidade do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9559072716365586pt_BR
dc.contributor.referee1Afonso, Rita de Cassia Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0953835537107990pt_BR
dc.description.resumoEste estudo visa entender, a partir da percepção de um grupo de entrevistados residentes na cidade do Rio de Janeiro e consumidores de cigarros comercializados no mercado legal, a influência das variações positivas no preço dos cigarros consumidos sobre o comportamento de compra destes indivíduos. A partir do problema de pesquisa levantado, foram definidos objetivos que giram em torno da compreensão deste impacto do preço dos cigarros sobre as decisões de compra. Sendo assim, buscou-se identificar características atreladas ao processo de compra deste consumidores, visando deduzir a percepção destes participantes da pesquisa frente às variações em preço e descrever este processo como um todo, considerando demais atributos que poderiam vir a impactar as decisões destes consumidores. Para tal, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas de cunho qualitativo em pesquisa descritiva para compreensão das bases atreladas aos comportamentos de compra e a entendimento das atitudes e impactos gerados pelas variações em preço sobre as decisões dos consumidores. Ao longo das entrevistas, ficou evidente que o preço de venda dos cigarros tem impacto sobre o comportamento de compra, influenciando – sobretudo, a quantidade de cigarros demandada pelos consumidores. Foi levantada, ainda, a influência do preço dos cigarros sobre consumidores fiéis, buscando-se entender se aqueles participantes que diziam sempre consumir cigarros de determinada marca seriam impactados por variações positivas em preço, no qual chegou-se a conclusão de que o impacto ocorre sobre a quantidade demandada e não se expande à uma mudança mais “brusca” em consumo. O estudo termina salientando que existem outros atributos além do preço de venda e relacionados ao produto e processo de compra, que tem impacto sobre as decisões tomadas, tais como sabor e gosto dos cigarros, no caso deste trabalho e sugere que estes tópicos sejam explorados por estudos posteriores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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