Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23864
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência do preço dos cigarros legais sobre o comportamento de compra dos consumidores da cidade do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Gustavo Schüler
Orientador: Araujo, Marcelo Castaneda de
Resumo: Este estudo visa entender, a partir da percepção de um grupo de entrevistados residentes na cidade do Rio de Janeiro e consumidores de cigarros comercializados no mercado legal, a influência das variações positivas no preço dos cigarros consumidos sobre o comportamento de compra destes indivíduos. A partir do problema de pesquisa levantado, foram definidos objetivos que giram em torno da compreensão deste impacto do preço dos cigarros sobre as decisões de compra. Sendo assim, buscou-se identificar características atreladas ao processo de compra deste consumidores, visando deduzir a percepção destes participantes da pesquisa frente às variações em preço e descrever este processo como um todo, considerando demais atributos que poderiam vir a impactar as decisões destes consumidores. Para tal, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas de cunho qualitativo em pesquisa descritiva para compreensão das bases atreladas aos comportamentos de compra e a entendimento das atitudes e impactos gerados pelas variações em preço sobre as decisões dos consumidores. Ao longo das entrevistas, ficou evidente que o preço de venda dos cigarros tem impacto sobre o comportamento de compra, influenciando – sobretudo, a quantidade de cigarros demandada pelos consumidores. Foi levantada, ainda, a influência do preço dos cigarros sobre consumidores fiéis, buscando-se entender se aqueles participantes que diziam sempre consumir cigarros de determinada marca seriam impactados por variações positivas em preço, no qual chegou-se a conclusão de que o impacto ocorre sobre a quantidade demandada e não se expande à uma mudança mais “brusca” em consumo. O estudo termina salientando que existem outros atributos além do preço de venda e relacionados ao produto e processo de compra, que tem impacto sobre as decisões tomadas, tais como sabor e gosto dos cigarros, no caso deste trabalho e sugere que estes tópicos sejam explorados por estudos posteriores.
Palavras-chave: Cigarros
Preços
Demanda
Comportamento do consumidor
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VIEIRA, Gustavo Schüler. A influência do preço dos cigarros legais sobre o comportamento de compra dos consumidores da cidade do Rio de Janeiro. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSVieira.pdf378.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.