Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23916
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uso racional de água através de mudança de processo
Autor(es)/Inventor(es): Muhlethaler, Fabriccio Fernandes
Orientador: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Coorientador: Mirre, Reinaldo Coelho
Resumo: A questão envolvendo a escassez de disponibilidade de recursos hídricos em função do aumento de demanda e de seu desperdício inconsequente tem se mostrado como um tema de alcance e interesse globais. De uma forma geral, instrumentos econômicos e mecanismos de comando e controle têm sido utilizados pelo poder público para regulamentar e conscientizar setores da sociedade quanto ao uso racional da água. No meio industrial brasileiro, a institucionalização da cobrança pelo uso da água pressiona pela busca de mecanismos voltados para a redução do consumo de água e da geração de efluentes industriais, por meio de oportunidades de reuso e/ou reciclo de correntes. O surgimento de técnicas mais eficientes e eficazes se faz necessário para otimizar sistemas de uso de água na planta. Neste contexto, a aplicação de métodos sistemáticos orientados para a redução de efluentes aquosos, pode auxiliar na minimização do impacto ambiental, reduzindo os custos com tratamento e descarte de efluentes. Um destes métodos é o Diagrama de Fontes de Água (DFA), procedimento algorítmico heurístico, que orienta a síntese de fluxogramas alternativos com máximo reuso e/ou reciclo de água no processo. É possível identificar gargalos do sistema de reuso, bem como as unidades industriais que demandam qualidades mais restritivas de água. Para tais unidades é utilizada uma metodologia que gera possibilidades para mudanças que levem a uma redução maior do consumo hídrico. Assim, esse trabalho propõe um procedimento que combine o DFA a mudanças de processo, aumentando o reuso. Este procedimento foi aplicado a uma refinaria de petróleo. Dessa forma, foram obtidos resultados para cenários com contaminantes representativos separadamente, considerando cálcio, sílica, amônia, sulfeto e cloreto. Para cada contaminante foram feitos os cenários considerando apenas o DFA e o DFA seguido de mudanças. Em todos os casos, as mudanças alcançaram cenários com melhores resultados, chegando a até 50% na redução de custo de operação em relação ao caso base, que representa cerca de 5 milhões de dólares por ano. No entanto, o caso mais restritivo foi o sulfeto que com mudanças de processo alcançou apenas 400 mil dólares por ano. Portanto, o procedimento proposto apresenta grande potencial para desengargalar redes de transferência de massa, alcançando redução significativa de demanda global de água.
Palavras-chave: Reuso de água
Tratamento de efluentes
Refinaria de petróleo
Recursos hídricos
Tratamento de resíduos
Meio ambiente
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::AGUA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::TRATAMENTO DE AGUAS DE ABASTECIMENTO E RESIDUARIAS::ESTUDOS E CARACTERIZACAO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia de Bioprocessos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MuhlethalerF.pdfprojeto final4.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.