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dc.contributor.advisorHeinrich, Fabiana Oliveira-
dc.contributor.authorPinheiro, Julia-
dc.date.accessioned2024-10-11T14:45:25Z-
dc.date.available2024-10-13T03:00:14Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Julia. Relações de poder no trabalho de Design: capas de livros de ficção sul-coreana no brasil. 2023. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23942-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectHallyupt_BR
dc.subjectMercado editorial brasileiropt_BR
dc.subjectCapas de livrospt_BR
dc.subjectPower relationspt_BR
dc.subjectBrazilian publishing marketpt_BR
dc.subjectBook coverspt_BR
dc.titleRelações de poder no trabalho de Design: capas de livros de ficção sul-coreana no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4318694756169261pt_BR
dc.contributor.referee1Ponte, Raquel Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3837159067419946pt_BR
dc.contributor.referee2Serpa, Bibiana Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9736353473968379pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda como a Hallyu, ou onda coreana, fenômeno caracterizado pelo aumento da exportação cultural sul-coreana em níveis globais, é influenciada por forças hegemônicas de países anglo-saxões, como Estados Unidos e Reino Unido, quando a analisamos pela lente do mercado editorial brasileiro. Apesar dessa relação já ter sido evidenciada em pesquisas da área da linguística, nesse trabalho a expandimos para o campo da Cultura Visual, através da análise social de capas de livros de ficção sul-coreana no Brasil. Para isto, três principais áreas de fundamentação foram abordadas: como as relações de poder influenciam as constituições estruturais sociais brasileiras; como influências hegemônicas contribuíram para a própria institucionalização do Campo do Design no Brasil e, por fim, como o mercado editorial brasileiro é dominado pela língua inglesa não apenas em sua dimensão textual, mas também visual, através da influência nas capas de livros. Como resultado prático, desenvolvemos uma jacket simbólica para um livro vazio, provocando reflexões sobre implicações extra-estéticas em um projeto visual. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas culturais e do papel dos países anglófonos na recepção e produção de livros de ficção sul-coreana no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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