Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23982
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O possível Estado de Coisas Inconstitucional concernente ao adensamento da população em situação de rua no contexto da Pandemia de COVID-19
Author(s)/Inventor(s): José, Gabriel Dias de Oliveira
Advisor: Silva, Carolina Rolim Machado Cyrillo da
Abstract: Com a necessidade de esvaziamento dos espaços públicos como medida de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o crescimento da população em situação de rua e sua precária condição de vida tornaram-se evidentes. A percepção empírica é corroborada pelos dados estatísticos que evidenciam o acelerado adensamento desta população na última década, a taxas que superam o crescimento da população brasileira em geral, de forma a ensejar o questionamento acerca do papel do Estado no enfrentamento ao problema. Para além do direito à moradia, a “condição de rua” está diretamente relacionada à negativa de variados direitos constitucionalmente protegidos, o que induz a percepção de um cenário de massiva violação de direitos fundamentais. Da pesquisa documental verifica-se a existência de diplomas normativos voltados ao enfrentamento da não efetivação dos direitos da população em situação de rua, cuja aplicação, no entanto, ainda é incipiente. Neste sentido, o possível nexo causal entre o crescimento da população em situação de rua e a abordagem omissiva do problema por parte do Poder Público é o fio condutor do presente trabalho, que tem por objetivo a investigação da técnica decisória do Estado de Coisas Inconstitucional e sua adequação ao enfrentamento do problema exposto.
Keywords: População em Situação de Rua
Direitos Fundamentais
Estado de Coisas Inconstitucional
Homeless Population
Fundamental Rights
Unconstitutional State of Things
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: JOSÉ, Gabriel Dias de Oliveira. O possível Estado de Coisas Inconstitucional concernente ao adensamento da população em situação de rua no contexto da Pandemia de COVID-19. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GDOJosé-min.pdf338.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.