Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24021
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMiranda, Kelli Angela Cábia Lima de-
dc.contributor.authorRibeiro, Geórgia Saadi Miguez-
dc.date.accessioned2024-10-18T14:00:28Z-
dc.date.available2024-10-20T03:00:14Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Geórgia Saadi Miguez. Tendências de inovação na etapa de comercialização na indústria da moda: estudo de caso do Grupo Soma. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24021-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCadeias globais de valorpt_BR
dc.titleTendências de inovação na etapa de comercialização na indústria da moda: estudo de caso do Grupo Somapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1674582391044741pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Norberto Montani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2089597137079340pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Francisco Eduardo Pires de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927050165594835pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo caracterizar o fenômeno da inovação na etapa de comercialização na indústria da moda-vestuário brasileira, através de um estudo de caso do GRUPO SOMA, uma das maiores empresas nacionais do setor. A pesquisa baseia-se nos trabalhos de Gereffi sobre a forma como as empresas, principalmente de maior porte, organizam-se e se internacionalizam em cadeias globais, e como isso influencia a nova dinâmica de inovações e suas preferências. Parte-se inicialmente da apresentação das características, da estrutura e do mercado da moda, além de seu contexto atual. Em seguida, apresenta-se a dinâmica inovativa desta indústria, verificando-se se há uma tendência de as empresas da indústria da moda se inserirem em cadeias globais e priorizarem inovações nas etapas de comercialização, em relação às inovações no “chão de fábrica”. Por fim, é feito um estudo de caso sobre o padrão de inovação e estratégias de internacionalização da empresa Grupo Soma e uma de suas marcas, a Farm Global, a fim de verificar se esta tendência está presente em grandes players de moda nacional. Como resultado, foi observado que, apesar de ser uma firma disposta com uma cadeia global de produção, não é possível afirmar que a maioria de seus esforços inovativos aconteçam nas etapas de comercialização frente às inovações no “chão de fábrica”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSMRibeiro.pdf405.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.