Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24021
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Tendências de inovação na etapa de comercialização na indústria da moda: estudo de caso do Grupo Soma
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Geórgia Saadi Miguez
Tutor: Miranda, Kelli Angela Cábia Lima de
Resumen: Este trabalho tem como objetivo caracterizar o fenômeno da inovação na etapa de comercialização na indústria da moda-vestuário brasileira, através de um estudo de caso do GRUPO SOMA, uma das maiores empresas nacionais do setor. A pesquisa baseia-se nos trabalhos de Gereffi sobre a forma como as empresas, principalmente de maior porte, organizam-se e se internacionalizam em cadeias globais, e como isso influencia a nova dinâmica de inovações e suas preferências. Parte-se inicialmente da apresentação das características, da estrutura e do mercado da moda, além de seu contexto atual. Em seguida, apresenta-se a dinâmica inovativa desta indústria, verificando-se se há uma tendência de as empresas da indústria da moda se inserirem em cadeias globais e priorizarem inovações nas etapas de comercialização, em relação às inovações no “chão de fábrica”. Por fim, é feito um estudo de caso sobre o padrão de inovação e estratégias de internacionalização da empresa Grupo Soma e uma de suas marcas, a Farm Global, a fim de verificar se esta tendência está presente em grandes players de moda nacional. Como resultado, foi observado que, apesar de ser uma firma disposta com uma cadeia global de produção, não é possível afirmar que a maioria de seus esforços inovativos aconteçam nas etapas de comercialização frente às inovações no “chão de fábrica”.
Materia: Moda
Inovação
Cadeias globais de valor
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 24-ene-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RIBEIRO, Geórgia Saadi Miguez. Tendências de inovação na etapa de comercialização na indústria da moda: estudo de caso do Grupo Soma. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

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