Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24057
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo do fenômeno da Ilha de Calor Urbana na região metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) usando dados do sensor AVHRR do satélite NOAA-14
Autor(es)/Inventor(es): Meireles, Victor Hugo Pezzini de
Orientador: França, José Ricardo de Almeida
Resumo: O fenômeno da Ilha de Calor Urbana começou a ser estudado por Luke Howard no início do século XIX. Diversos outros autores prosseguiram com o estudo deste tema e o relacionaram com a alteração do uso do solo. Pode-se caracterizar a área onde se observa a presença da Ilha de Calor Urbana como sendo uma região com temperaturas mais elevadas do que as áreas vizinhas. Estudos realizados nas últimas décadas do século XX utilizaram técnicas de sensoriamento remoto para a obtenção de dados da superfície com o intuito de observar à presença da Ilha de Calor, sendo estes bem sucedidos. Desta forma, este trabalho utiliza dados do sensor AVHRR, a bordo do satélite NOAA-14, para o cálculo do índice de vegetação NDVI e da temperatura estimada para a superfície (TS) da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), como forma de mostrar a potencialidade do estudo da Ilha de Calor Urbana nesta área. Foram observados áreas com valores de temperatura muito acima dos valores de zonas vizinhas nos campos de TS, evidenciando que a metodologia utilizada neste estudo é adequada.
Palavras-chave: Ilha de Calor Urbana
Sensoriamento remoto
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Meteorologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEIRELLES, V.H.P.pdf2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.