Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24094
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Penna-Firme, André Bessadas | - |
dc.contributor.author | Railbolt, Brenner | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T04:06:42Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T03:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-19 | - |
dc.identifier.citation | RAILBOLT, Brenner. O Ensino de Física no Fundamental I. 2015. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24094 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino da física | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O ensino de física no fundamental I | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0065658508610275 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vianna, Deise Miranda | - |
dc.contributor.referee2 | Gaspar, Marcos Binderly | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Joaquim Fernando Mendes da | - |
dc.description.resumo | Desde sua ancestralidade, o homem se questiona e ao mundo em que vive. É essa característica que lhe permite vivenciar o mundo de maneira diversa aos outros animais. Foram os questionamentos que fizeram surgir as ciências, e entre elas a Física. Como guardamos em nosso eu a memória ancestral faz parte de nosso ser as interrogações. Desde a tenra infância o indivíduo manifesta a curiosidade sobre o funcionamento das coisas e do próprio mundo, sendo "por quê?" uma frequente frase utilizada pelas crianças. E por que não explorar os por quês? Justamente a curiosidade em saber a origem das coisas e as causas dos fenômenos da natureza, aliados a vontade de explorar aquilo que lhes parece diferente, intrigante, deve ser aproveitada como matéria prima para a construção de uma mente científica. A maneira de ensinar Ciência passou décadas apoiada na reprodução dos mesmos padrões. O sistema tradicional ou conteudista ainda hoje está presente nas salas de aula. Torna-se necessário repensar e implantar novos sistemas para que efetivamente se desenvolva habilidades necessárias à contemporaneidade. Este trabalho propõe melhor compreender os benefícios da introdução da Física na fase escolar estruturada como Fundamental I. A disciplina de Ciências ajuda os alunos a encontrar respostas para muitas questões, mas a introdução de alguns conceitos da Física traria um ganho para o exercício de raciocínio. Para essa concepção, será utilizada uma abordagem "problematizadora", a fim de buscar tanto a solução dos problemas quanto a explicação dos fenômenos através dos argumentos dos próprios educandos. Nesse estudo, são desenvolvidos experimentos, utilizando modelos simples, a serem aplicados através de práticas lúdicas, agregadas às competências socioemocionais no Fundamental I. Entendemos que essa prática pode alicerçar a construção do aprendizado, que levará nas fases posteriores, a um ganho na capacidade de reflexão e resolução de problemas concretos que a vida coloca. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRailbolt.pdf | 8.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.