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http://hdl.handle.net/11422/24094
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O ensino de física no fundamental I |
Autor(es)/Inventor(es): | Railbolt, Brenner |
Orientador: | Penna-Firme, André Bessadas |
Resumo: | Desde sua ancestralidade, o homem se questiona e ao mundo em que vive. É essa característica que lhe permite vivenciar o mundo de maneira diversa aos outros animais. Foram os questionamentos que fizeram surgir as ciências, e entre elas a Física. Como guardamos em nosso eu a memória ancestral faz parte de nosso ser as interrogações. Desde a tenra infância o indivíduo manifesta a curiosidade sobre o funcionamento das coisas e do próprio mundo, sendo "por quê?" uma frequente frase utilizada pelas crianças. E por que não explorar os por quês? Justamente a curiosidade em saber a origem das coisas e as causas dos fenômenos da natureza, aliados a vontade de explorar aquilo que lhes parece diferente, intrigante, deve ser aproveitada como matéria prima para a construção de uma mente científica. A maneira de ensinar Ciência passou décadas apoiada na reprodução dos mesmos padrões. O sistema tradicional ou conteudista ainda hoje está presente nas salas de aula. Torna-se necessário repensar e implantar novos sistemas para que efetivamente se desenvolva habilidades necessárias à contemporaneidade. Este trabalho propõe melhor compreender os benefícios da introdução da Física na fase escolar estruturada como Fundamental I. A disciplina de Ciências ajuda os alunos a encontrar respostas para muitas questões, mas a introdução de alguns conceitos da Física traria um ganho para o exercício de raciocínio. Para essa concepção, será utilizada uma abordagem "problematizadora", a fim de buscar tanto a solução dos problemas quanto a explicação dos fenômenos através dos argumentos dos próprios educandos. Nesse estudo, são desenvolvidos experimentos, utilizando modelos simples, a serem aplicados através de práticas lúdicas, agregadas às competências socioemocionais no Fundamental I. Entendemos que essa prática pode alicerçar a construção do aprendizado, que levará nas fases posteriores, a um ganho na capacidade de reflexão e resolução de problemas concretos que a vida coloca. |
Palavras-chave: | Ensino da física Ensino fundamental |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 19-Out-2015 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | RAILBOLT, Brenner. O Ensino de Física no Fundamental I. 2015. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2015. |
Aparece nas coleções: | Física |
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