Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24095
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barthem, Ricardo Borges | - |
dc.contributor.author | Margato, Bianca da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T04:31:26Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T03:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2008-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24095 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cor | pt_BR |
dc.subject | Luz | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | A percepção da cor e da luz: diferentes abordagens de aplicação motivadora no ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5675556990845211 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7393353921956403 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chaves, Francisco Artur Braun | - |
dc.contributor.referee2 | Gaspar, Marcos Binderly | - |
dc.contributor.referee3 | Soares, Vitorvani | - |
dc.description.resumo | Os estudantes consideram a Física como apenas um amontoado de fórmulas usadas para resolver problemas. A resolução de problemas consiste apenas em escolher as equações apropriadas, substituir os números e calcular as incógnitas. Devemos mostrá-los que a Física consiste em descrever uma grande variedade de fenômenos com um conjunto muito limitado de leis e princípios fundamentais. Para que isso possa ser possível, acreditamos que aplicação de diferentes abordagens escolhidas em função do objetivo do professor e do individualismo da turma, possam suprir a necessidade de mudança e motivar a aprendizagem. O uso de estratégias de ensino é de irrevogável importância. O desinteresse apresentado pela maioria dos alunos em aprender, não só Física como qualquer conteúdo, é desesperador. Não temos que fazer qualquer coisa para chamar a atenção do aluno. O conteúdo continua sendo o mais importante, mas podemos tentar melhorar sua atratividade diversificando a maneira pela qual o apresentaremos. Este trabalho contém uma proposta para ser aplicada em aulas de Física, tentando diversificar o ensino que encontramos hoje nas escolas, contextualizando-o, mas com o objetivo principal de motivar o aluno. Destina-se aos alunos de licenciatura em Física, bem como aos da área do ensino médio, com a intenção de levar os alunos a compreender melhor o conceito da interação da luz com a matéria através de várias sugestões de aulas, descritas em seus aspectos técnicos, teóricos e didáticos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BCMargato.pdf | 9.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.