Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24095
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarthem, Ricardo Borges-
dc.contributor.authorMargato, Bianca da Costa-
dc.date.accessioned2024-10-23T04:31:26Z-
dc.date.available2024-10-25T03:00:12Z-
dc.date.issued2008-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24095-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpt_BR
dc.subjectLuzpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA percepção da cor e da luz: diferentes abordagens de aplicação motivadora no ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5675556990845211pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7393353921956403pt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Francisco Artur Braun-
dc.contributor.referee2Gaspar, Marcos Binderly-
dc.contributor.referee3Soares, Vitorvani-
dc.description.resumoOs estudantes consideram a Física como apenas um amontoado de fórmulas usadas para resolver problemas. A resolução de problemas consiste apenas em escolher as equações apropriadas, substituir os números e calcular as incógnitas. Devemos mostrá-los que a Física consiste em descrever uma grande variedade de fenômenos com um conjunto muito limitado de leis e princípios fundamentais. Para que isso possa ser possível, acreditamos que aplicação de diferentes abordagens escolhidas em função do objetivo do professor e do individualismo da turma, possam suprir a necessidade de mudança e motivar a aprendizagem. O uso de estratégias de ensino é de irrevogável importância. O desinteresse apresentado pela maioria dos alunos em aprender, não só Física como qualquer conteúdo, é desesperador. Não temos que fazer qualquer coisa para chamar a atenção do aluno. O conteúdo continua sendo o mais importante, mas podemos tentar melhorar sua atratividade diversificando a maneira pela qual o apresentaremos. Este trabalho contém uma proposta para ser aplicada em aulas de Física, tentando diversificar o ensino que encontramos hoje nas escolas, contextualizando-o, mas com o objetivo principal de motivar o aluno. Destina-se aos alunos de licenciatura em Física, bem como aos da área do ensino médio, com a intenção de levar os alunos a compreender melhor o conceito da interação da luz com a matéria através de várias sugestões de aulas, descritas em seus aspectos técnicos, teóricos e didáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BCMargato.pdf9.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.