Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24095
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A percepção da cor e da luz: diferentes abordagens de aplicação motivadora no ensino
Autor(es)/Inventor(es): Margato, Bianca da Costa
Tutor: Barthem, Ricardo Borges
Resumen: Os estudantes consideram a Física como apenas um amontoado de fórmulas usadas para resolver problemas. A resolução de problemas consiste apenas em escolher as equações apropriadas, substituir os números e calcular as incógnitas. Devemos mostrá-los que a Física consiste em descrever uma grande variedade de fenômenos com um conjunto muito limitado de leis e princípios fundamentais. Para que isso possa ser possível, acreditamos que aplicação de diferentes abordagens escolhidas em função do objetivo do professor e do individualismo da turma, possam suprir a necessidade de mudança e motivar a aprendizagem. O uso de estratégias de ensino é de irrevogável importância. O desinteresse apresentado pela maioria dos alunos em aprender, não só Física como qualquer conteúdo, é desesperador. Não temos que fazer qualquer coisa para chamar a atenção do aluno. O conteúdo continua sendo o mais importante, mas podemos tentar melhorar sua atratividade diversificando a maneira pela qual o apresentaremos. Este trabalho contém uma proposta para ser aplicada em aulas de Física, tentando diversificar o ensino que encontramos hoje nas escolas, contextualizando-o, mas com o objetivo principal de motivar o aluno. Destina-se aos alunos de licenciatura em Física, bem como aos da área do ensino médio, com a intenção de levar os alunos a compreender melhor o conceito da interação da luz com a matéria através de várias sugestões de aulas, descritas em seus aspectos técnicos, teóricos e didáticos.
Materia: Cor
Luz
Ensino de física
Ensino médio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BCMargato.pdf9.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.