Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2410
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Uma abordagem da geração de emprego verde no Brasil |
Author(s)/Inventor(s): | Bakker, Leonardo Barcellos de |
Advisor: | Young, Carlos Eduardo Frickmann |
Abstract: | Debate da questão do emprego verde e seus diferentes conceitos abordados pelo mundo. No trabalho busca-se uma alternativa de classificação dos setores econômicos que estão relacionados com a questão dos empregos verdes, além daqueles que possuem potencial a ser explorado. Esta proposta de classificação foi feita pelo Grupo de Pesquisa de Economia do Meio Ambiente (GEMA) da UFRJ. Para esta etapa foram utilizados como referências os estudos da OIT (Organização internacional do Trabalho), da NAICS (North American Industry Classification System) e da CEPA (Classification of Environmental Protection Activities and Expenditure). A partir disso, o objetivo específico do trabalho é analisar as diferentes ações intra-setoriais e sua relação com a biodiversidade e serviços ecossistêmicos no Brasil, com base em Young & Medeiros (2011). As empresas fazem uso destas ações para aumentar sua competitividade dentro de cada setor. A partir da análise feita chega-se a conclusão de que ainda há um significativo potencial a ser explorado na geração de empregos verdes no Brasil, apesar de já ter se tornado uma realidade no Brasil e no mundo. |
Keywords: | Política comercial Biodiversidade Meio ambiente Políticas públicas Competitividade |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Production unit: | Instituto de Economia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Apr-2011 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LBBakker.pdf | 553.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.