Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24157
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Motores: uma abordagem experimental para curso de educação jovens e adultos (EJA) |
Author(s)/Inventor(s): | Pereira, André Luís Neves |
Advisor: | Moreira, Ligia de Farias |
Abstract: | Os alunos do EJA (Educação de Jovens e adultos, antigo supletivo), em geral, são atrasados nos seus estudos em relação a alunos do Ensino Médio tradicional, devido à necessidade de trabalharem cedo e, dessa forma, retornam as instituições de ensino para dar prosseguimento em seus estudos com idades mais avançadas. Desse modo foi criado um curso para quo essas pessoas possam estudar em um período de tempo mais curto. Com uni tempo mais reduzido, o EJA facilita a vida de quem precisa concluir os estL dos da educação básica, já que muitos param por ai, visto que não têm interesse em galgar algo mais adiante como o ingresso no ensino superior. Sendo sssim, o objetivo desse trabalho é propor para os alunos do EJA uma nova forma de aprendizagem dos conceitos da física, levando em consideração a sua formação profissional. Logo para a turma que foi tomada como base neste trabalho, na sua maioria mecânicos, foram realizados três experimentos, cujo tema central escolhido foi motores. Os experimentos foram: um motor a vapor, um motor a combustão interna e um motor elétrico. Esses três experimentos abordaram tópicos diferentes da física tais como termodinâmica, eletricidade, magnetismo, mecânica. |
Keywords: | Motores Educação de jovens e adultos |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Mar-2008 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALNPereira.pdf | 9.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.