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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência das mídias sociais no processo decisório de compra do consumidor responsável
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Ana Clara Carvalho de
Advisor: Araujo, Marcelo Castaneda de
Abstract: A consolidação da cultura do consumo trouxe consigo uma série de problemáticas à sociedade como, por exemplo, os impactos socioambientais deste elevado nível de consumo. Nesse contexto, o consumo responsável surge como uma alternativa ao padrão tradicional, propondo um novo modelo de consumo que leve em consideração os seus impactos sociais e ambientais. Paralelamente, as mídias sociais, através do avanço da digitalização, transformaram a forma com a qual as pessoas se comunicam e interagem entre si, emergindo novos atores sociais como as comunidades virtuais e os influenciadores digitais. Assim, o objetivo geral desta pesquisa se concentrou em entender a influência das mídias sociais sobre o processo decisório de compra do consumidor responsável. Entre as principais justificativas está entender se, quando se trata do consumo, a influência das mídias sociais é estritamente negativa, ou se elas podem assumir um papel positivo na expansão do consumo responsável. Para isso, foram conduzidas entrevistas individuais com consumidores responsáveis por meio das quais foi possível identificar que as mídias sociais possuem uma influência significativa sobre o processo decisório de compra do consumidor responsável, principalmente nas etapas de reconhecimento do problema, busca de informações e avaliações de alternativas, nas quais a demanda por informações pelo consumidor é elevada. As mídias sociais contribuem, ainda, para a mitigação das barreiras ao consumo responsável, com ênfase para a barreira de acesso à informação, uma vez que a comunicação do tipo um-para-muitos permite que o consumidor tenha acesso a uma grande variedade de conteúdos e informações antes inacessíveis. Neste cenário, as comunidades virtuais e influenciadores digitais assumem um importante papel ao amplificar o compartilhamento de experiências e conteúdos entre consumidores responsáveis, contribuindo para a mitigação das barreiras ao consumo responsável e, consequentemente, facilitando a sua adoção. Contudo, a influência das mídias sociais não é estritamente positiva, principalmente no que tange à definição de padrões de consumo responsável inflexíveis, que não levam em consideração os diferentes contextos de consumo.
Keywords: Consumo
Processo decisório
Mídias sociais
Comportamento do consumidor
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Ana Clara Carvalho de. A influência das mídias sociais no processo decisório de compra do consumidor responsável. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Administração

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