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dc.contributor.advisorMoraes, Marcelo Jacques de-
dc.contributor.authorSilva, André Martin da-
dc.date.accessioned2024-11-01T17:28:31Z-
dc.date.available2024-11-03T03:00:14Z-
dc.date.issued2024-01-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24171-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectMemória involuntáriapt_BR
dc.subjectLiteratura francesapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.titleA possibilidade da literatura e a inefabilidade musical na Recherchept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4415726850782991pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1325058156416124pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Flávia Trocoli Xavier da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2079413708181379pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia de fim de curso explora a significativa presença da música na obra Em busca do tempo perdido de Marcel Proust. A pesquisa procura destacar a música não apenas como uma expressão artística, mas como um veículo de sobreposição entre instantes temporais. Ao contrário de uma análise técnica, buscamos identificar como a experiência inefável proporcionada pela música é uma das grandes responsáveis pela própria possibilidade da literatura na Recherche. A figura ficcional de Vinteuil e suas composições emergem como símbolos supremos da criação artística na narrativa, enquanto a música é concebida como um meio de vitória sobre o irreversível e uma janela para uma vivência extratemporal. À medida que a narrativa se desenrola como um registro de aprendizado, destaca-se o contraste entre o narrador e Swann. A música emerge, portanto, como catalisadora de momentos privilegiados de ambos, consolidando a busca pela essência do ser e evidenciando a evolução contrastante dos dois personagens. Aprofundando a análise, explora-se intensamente as sensações vivenciadas durante audições musicais, destacando-se a similaridade entre a memória involuntária e a experiência musical. Nesse contexto, buscou-se enfatizar a singular capacidade da música em desvelar o inexprimível, proporcionando ao narrador ver com profundidade o que o informa da realidade que será expressa em sua literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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