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http://hdl.handle.net/11422/24185
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Geammal, Jeanine Torres | - |
dc.contributor.author | Souza, Bruna Novellino de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T15:56:26Z | - |
dc.date.available | 2024-11-06T03:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-08 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Bruna Novellino de. Um presente para Ela. 2023. 245 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Desenho Industrial, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24185 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Oferenda | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Trajes | pt_BR |
dc.subject | Plásticos biodegradáveis | pt_BR |
dc.subject | Offering | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | Costume | pt_BR |
dc.subject | Biodegradable plastics | pt_BR |
dc.title | Um presente para Ela | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9651080634618650 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Patrícia March de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9563213401361367 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lessa, Gerson de Azevedo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1475512564057804 | pt_BR |
dc.description.resumo | Iemanjá é um dos Orixás mais venerados no Brasil. Em várias das nossas cidades litorâneas e ribeirinhas, um dos pontos altos das homenagens prestadas à essa entidade é a entrega de presentes às águas. A grande maioria desses agrados é feita com objetos produzidos com materiais de alto impacto ambiental, como plásticos e isopor. A grande popularização desses festejos, resultante do processo de sincretização das religiões afro-brasileiras faz com que o volume desses resíduos comprometa a sustentabilidade e agrida o meio ambiente, criando um contrassenso e ofendendo o Orixá, que na cosmovisão africana é entendido também como parte integrante das forças da natureza. Esse cenário tem justificado a necessidade da aplicação de novas tecnologias para o re-entendimento dessas manifestações religiosas e culturais na essência da Umbanda e do Candomblé. Através de um processo metodológico composto pela pesquisa do universo imagético; análise de semelhantes, seleção de alternativas possíveis, confecção de protótipo, união de processos tecnológicos a pesquisa e produção em materiais bioplásticos, foi desenvolvido uma nova proposta de oferenda: Uma veste performática, na qual o objeto é uma extensão do corpo e subjetividade espiritual. Acreditamos que nossa proposta reforça a aproximação do design à práticas religiosas sustentáveis e contribui para a recuperação do sagrado iminente da Mãe de todos os Orixás. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenho Industrial - Projeto do Produto |
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