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dc.contributor.advisorGeammal, Jeanine Torres-
dc.contributor.authorSouza, Bruna Novellino de-
dc.date.accessioned2024-11-04T15:56:26Z-
dc.date.available2024-11-06T03:00:17Z-
dc.date.issued2023-08-
dc.identifier.citationSOUZA, Bruna Novellino de. Um presente para Ela. 2023. 245 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Desenho Industrial, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24185-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOferendapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectTrajespt_BR
dc.subjectPlásticos biodegradáveispt_BR
dc.subjectOfferingpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectCostumept_BR
dc.subjectBiodegradable plasticspt_BR
dc.titleUm presente para Elapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9651080634618650pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Patrícia March de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9563213401361367pt_BR
dc.contributor.referee2Lessa, Gerson de Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1475512564057804pt_BR
dc.description.resumoIemanjá é um dos Orixás mais venerados no Brasil. Em várias das nossas cidades litorâneas e ribeirinhas, um dos pontos altos das homenagens prestadas à essa entidade é a entrega de presentes às águas. A grande maioria desses agrados é feita com objetos produzidos com materiais de alto impacto ambiental, como plásticos e isopor. A grande popularização desses festejos, resultante do processo de sincretização das religiões afro-brasileiras faz com que o volume desses resíduos comprometa a sustentabilidade e agrida o meio ambiente, criando um contrassenso e ofendendo o Orixá, que na cosmovisão africana é entendido também como parte integrante das forças da natureza. Esse cenário tem justificado a necessidade da aplicação de novas tecnologias para o re-entendimento dessas manifestações religiosas e culturais na essência da Umbanda e do Candomblé. Através de um processo metodológico composto pela pesquisa do universo imagético; análise de semelhantes, seleção de alternativas possíveis, confecção de protótipo, união de processos tecnológicos a pesquisa e produção em materiais bioplásticos, foi desenvolvido uma nova proposta de oferenda: Uma veste performática, na qual o objeto é uma extensão do corpo e subjetividade espiritual. Acreditamos que nossa proposta reforça a aproximação do design à práticas religiosas sustentáveis e contribui para a recuperação do sagrado iminente da Mãe de todos os Orixás.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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