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http://hdl.handle.net/11422/24189
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Couto, Maria Antonieta Peixoto Gimenes | - |
dc.contributor.author | Costa, Carolina Zanon | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T15:36:47Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T03:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2015-07 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Carolina Zanon. Estudo de prospecção tecnológica do "diesel renovável" como uma fonte de combustível sustentável. 2015. 131 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24189 | - |
dc.description.sponsorship | Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo e Gás - PRH-ANP | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biocombustíveis | pt_BR |
dc.subject | Diesel verde | pt_BR |
dc.subject | Prospecção tecnológica | pt_BR |
dc.title | Estudo de prospecção tecnológica do "diesel renovável" como uma fonte de combustível sustentável | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6932332009485079 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3940551694674171 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Borschiver, Suzana | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9279812350120595 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sousa-Aguiar, Eduardo Falabella | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1345111382543539 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oroski, Fábio de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9380873464036320 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ferreira Filho, Tibério Cesar Menezes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5569478360120882 | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente, cerca de 80% de energia global provém de fontes fósseis, sendo o petróleo responsável por 34,4% da demanda global. Há uma movimentação oposta à exploração das fontes fósseis e que rompe um paradigma global, mantido por décadas. Isso é comprovado pela tendência de crescimento nas pesquisas de desenvolvimento de energia e de materiais produzidos a partir de fontes renováveis. Dentre os principais produtos fornecidos pelas biorrefinarias existem os combustíveis derivados de biomassas oleaginosas, que podem ser produzidos a partir de várias tecnologias com os mesmos materiais lipídicos (óleos vegetais ou gorduras animais). Um exemplo desse tipo de biocombustível é o diesel renovável ou verde, que é biocombustível constituído por hidrocarbonetos de 10-20 átomos de carbono, isento de oxigênio, contendo os mesmos compostos presentes no diesel petroquímico. Por isso pode ser usado na metodologia drop-in ou para substituir completamente o diesel proveniente do petróleo. O diesel verde é produzido a partir de um tratamento catalítico, havendo necessidade de condições específicas e principalmente de hidrogênio para que a reação aconteça. Dentre as possibilidades de produção do diesel renovável há o craqueamento catalítico ou pirólise, o hidroprocessamento catalítico, reações de Fischer-Tropsch, gaseificação de biomassa, reação de hidrodesoxigenação, entre outras. O presente trabalho objetivou o mapeamento das principais tendências tecnológicas e parâmetros técnicos de produção e utilização do diesel renovável. Foi realizada uma prospecção tecnológica em bases dados de artigos (Scopus) e patentes (USPTO), resultando em 59 artigos publicados, 67 patentes solicitadas e 26 patentes concedidas.Constatou-se que os Estados Unidos foi o responsável pelo maior número de artigos e patentes. Quanto ao foco de estudo e objetivos, de acordo com a taxonomia escolhida e a verificação dos principais parâmetros tecnológicos do diesel renovável, concluiu-se que o maior número de artigos e patentes objetivou o estudo de processos produtivos de diesel renovável, com destaque para hidroprocessamento catalítico (200-400ºC e 55-100 atm) e reação de hidrodesoxigenação (200-375ºC e 13-70 atm), ambos com a presença de catalisadores metálicos (molibdênio suportado em alumina). Entre as principais empresas e players que produzem e comercializam o diesel verde, destacam-se UOP Honeywell, Amyris (EUA) Neste Oil (Finlândia), EniS.p.A (Itália). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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