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dc.contributor.advisorVaz Júnior, Carlos André-
dc.contributor.authorVidal Neto, Helio Lopes-
dc.date.accessioned2024-11-07T18:55:28Z-
dc.date.available2024-11-09T03:00:12Z-
dc.date.issued2013-10-
dc.identifier.citationVIDAL NETO, Helio Lopes. Avaliação de cenários de incêndio em poça em acidentes envolvendo transporte rodoviário de etanol. 2013. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24241-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrevenção de acidentespt_BR
dc.subjectTransporte de produtos perigosospt_BR
dc.subjectIncêndiospt_BR
dc.titleAvaliação de cenários de incêndio em poça em acidentes envolvendo transporte rodoviário de etanolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1862808949097711pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5515062105846008pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo avaliar a segurança provida pela área de isolamento inicial proposta pela ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) para cenários acidentais envolvendo carregamento rodoviário de etanol. A demanda de etanol, que é caracterizado por ser um líquido inflamável e tóxico, tem aumentado por diversos fatores ao longo da história. A demanda tende a crescer no futuro devido ao aumento do número de carros flex em circulação e a possível elevação do preço da gasolina para o consumidor final. Por consequência da elevação da demanda, a movimentação deste produto dentro do território nacional também cresce. A avaliação da matriz nacional de transporte de cargas mostra que cerca de 90% da movimentação de etanol combustível é realizada através do modal rodoviário. Analisando o histórico de acidentes envolvendo etanol percebe-se que a maior parte envolve a etapa de transporte. Dentre todos os acidentes rodoviários envolvendo cargas diversas, acidentes com líquidos inflamáveis representam cerca de 1/3 dos registros. A avaliação aqui realizada empregou quatro cenários acidentais. Para a avaliação da área de isolamento para cada cenário, foi utilizada a metodologia proposta pela NIST (National Institute os Standards and Technology), um instituto federal do governo americano que desenvolve procedimentos, normas e tecnologias. Os resultados encontrados para todos os cenários mostram que a área de isolamento proposta pelo manual da ABIQUIM é satisfatória para acidentes rodoviários envolvendo carregamento de etanol. Caso o isolamento seja adequadamente implementado pelas equipes de resposta a emergências, mesmo em caso de incêndio da carga a população estaria exposta a níveis considerados seguros de radiação térmica. Cenários envolvendo explosões, contudo, não foram avaliados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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