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dc.contributor.advisorCoutinho, Luciano Rodrigues de Souza-
dc.contributor.authorMachado, Taynara Viana-
dc.date.accessioned2016-05-05T13:17:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:31Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/242-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca Públicapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.titleBibliotecas Públicas: inclusão e acessibilidade de Pessoas com Deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0184738042395907pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Faria, Marina Dias de-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda questões referentes a utilização das Bibliotecas Públicas por Pessoas com Deficiência (PcD) e as barreiras existentes que dificultam o acesso a informação. A pesquisa traça um breve panorama histórico das Bibliotecas Públicas, analisando seu papel na sociedade em diferentes períodos. O trabalho busca identificar termos que vão auxiliar na pesquisa, como a nomenclatura correta adotada para se referir a pessoas com deficiência, o conceito de inclusão e de acessibilidade. Este trabalho tem por objetivo analisar o serviço prestado pelas Bibliotecas Públicas a Pessoas com Deficiência, e identificar as barreiras encontradas por elas no espaço da biblioteca. A metodologia utilizada foi a pesquisa por referenciais teóricos, análise e compreensão do funcionamento das Bibliotecas Públicas, sendo utilizado o método de observação desses espaços e a utilização de um questionário para auxiliar na coleta de dados que serviram de subsídio para esta pesquisa. No desenvolvimento deste trabalho são apresentadas as normas, leis e decretos que garantem os direitos de pessoas com deficiência, a utilizarem o espaço da biblioteca pública com autonomia, no qual foi utilizado como um dos principais referenciais teóricos o Manifesto da UNESCO de 1994, que fornece uma série de diretrizes para auxiliar as Bibliotecas Públicas a prestarem um serviço de qualidade aos seus usuários sem discriminações. Este trabalho pretende ser o inicio de um estudo mais aprofundado de usuários com deficiência, em Bibliotecas Públicas, através da analise dos serviços prestados, indicando possíveis caminhos para promover a inclusão social de pessoas com deficiência, indicando recursos para tornar as Bibliotecas Públicas mais acessíveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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