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dc.contributor.advisorDias, Rosanne Evangelista-
dc.contributor.authorRosa, Thaís de Souza Dias da-
dc.date.accessioned2017-07-14T19:43:05Z-
dc.date.available2017-07-16T03:00:15Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.citationROSA, Thais Souza Dias. Demandas sobre a avaliação do desempenho docente nos países Ibero-americanos. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2432-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho do professorpt_BR
dc.titleDemandas sobre a avaliação do desempenho docente nos países Ibero-americanospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteslattes.cnpq.br/3232517370947081pt_BR
dc.contributor.referee1Gawryszewski, Bruno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3879273506660211pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Giseli Barreto da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5755499489661099pt_BR
dc.description.resumoA avaliação do desempenho docente vem orientando políticas que buscam não somente avaliar, mas também certificar e significar o currículo de formação inicial e continuada do magistério, com o foco nos resultados obtidos pelos professores nas atividades de educação. A partir da leitura dos textos políticos: Miradas sobre la educación en Iberoamerica (2011), Miradas sobre la educación en Iberoamerica: Desarrollo profesional docente y mejora de la educación (2013), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e Antecedentes y Criterios para la Elaboración de Políticas Docentes en América Latina y el Caribe (2012), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), destacamos para análise , as demandas em defesa da avaliação do desempenho docente. A partir destas, procuramos identificar as expectativas das políticas e os sentidos por elas produzidos para a avaliação do desempenho docente na região Ibero-americana. Esta monografia é orientada pela abordagem teórico-metodológica da Teoria do Discurso (LACLAU, MOUFFE), sendo derivada da pesquisa “Discursos das políticas curriculares para formação de professores na região Ibero-americana” (2013-2016). Nos textos políticos analisados, focalizamos dois aspectos indicados como fundamentais nas demandas dos países da região para a avaliação do desempenho docente: a capacitação e certificação da formação docente inicial e continuada pelo advento das avaliações de larga escala (classificatórias e de caráter formativo) e o entendimento dos processos avaliativos como garantidores de melhorias na qualidade dos sistemas educativos, buscando associar os resultados dos desempenhos discente ao docente. Nos textos políticos dos organismos internacionais analisados, pudemos observar que os processos de avaliação do desempenho docente são discursivamente construídos em nome do alcance da qualidade de ensino dos sistemas educativos. Entre as conclusões deste trabalho, destacamos a produção de demandas que buscam correspondência entre a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, pelo advento das avaliações de desempenho e a sua relação com o desempenho de qualidade da educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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