Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2432
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Demandas sobre a avaliação do desempenho docente nos países Ibero-americanos |
Autor(es)/Inventor(es): | Rosa, Thaís de Souza Dias da |
Orientador: | Dias, Rosanne Evangelista |
Resumo: | A avaliação do desempenho docente vem orientando políticas que buscam não somente avaliar, mas também certificar e significar o currículo de formação inicial e continuada do magistério, com o foco nos resultados obtidos pelos professores nas atividades de educação. A partir da leitura dos textos políticos: Miradas sobre la educación en Iberoamerica (2011), Miradas sobre la educación en Iberoamerica: Desarrollo profesional docente y mejora de la educación (2013), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e Antecedentes y Criterios para la Elaboración de Políticas Docentes en América Latina y el Caribe (2012), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), destacamos para análise , as demandas em defesa da avaliação do desempenho docente. A partir destas, procuramos identificar as expectativas das políticas e os sentidos por elas produzidos para a avaliação do desempenho docente na região Ibero-americana. Esta monografia é orientada pela abordagem teórico-metodológica da Teoria do Discurso (LACLAU, MOUFFE), sendo derivada da pesquisa “Discursos das políticas curriculares para formação de professores na região Ibero-americana” (2013-2016). Nos textos políticos analisados, focalizamos dois aspectos indicados como fundamentais nas demandas dos países da região para a avaliação do desempenho docente: a capacitação e certificação da formação docente inicial e continuada pelo advento das avaliações de larga escala (classificatórias e de caráter formativo) e o entendimento dos processos avaliativos como garantidores de melhorias na qualidade dos sistemas educativos, buscando associar os resultados dos desempenhos discente ao docente. Nos textos políticos dos organismos internacionais analisados, pudemos observar que os processos de avaliação do desempenho docente são discursivamente construídos em nome do alcance da qualidade de ensino dos sistemas educativos. Entre as conclusões deste trabalho, destacamos a produção de demandas que buscam correspondência entre a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, pelo advento das avaliações de desempenho e a sua relação com o desempenho de qualidade da educação básica. |
Palavras-chave: | Professores Avaliação Desempenho do professor |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jul-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ROSA, Thais Souza Dias. Demandas sobre a avaliação do desempenho docente nos países Ibero-americanos. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2016. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TDRosa.pdf | 780.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.