Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLagassi, Verônica-
dc.contributor.authorAraújo, Clara Guimarães Di Motta-
dc.date.accessioned2024-11-13T13:02:04Z-
dc.date.available2024-11-15T03:00:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationARAÚJO, Clara Guimarães Di Motta. A proteção do trade dress no ordenamento jurídico brasileiro e no ordenamento jurídico norte-americano: uma análise do direito comparado. 2024. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24339-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrade Dresspt_BR
dc.subjectDireito de Concorrênciapt_BR
dc.subjectConcorrência Deslealpt_BR
dc.subjectCompetition Lawpt_BR
dc.subjectUnfair Competitionpt_BR
dc.titleA proteção do trade dress no ordenamento jurídico brasileiro e no ordenamento jurídico norte-americano: uma análise do direito comparadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8540066288322066pt_BR
dc.contributor.referee1Siqueira, Juliana-
dc.contributor.referee2Gallo, Vanessa-
dc.description.resumoA presente monografia examina a proteção do trade dress no ordenamento jurídico brasileiro e norte-americano, com foco na análise comparativa das abordagens legais e jurisprudenciais de cada país. O trade dress refere-se ao conjunto imagem de um produto ou serviço, abrangendo elementos visuais como forma, cor, disposição e até a configuração de um ponto de venda, que juntos criam uma impressão única na mente do consumidor. No primeiro capítulo, o direito da concorrência será avaliado com base na livre iniciativa e na livre concorrência, uma vez essencial para o entendimento da proteção do instituto referente ao conjunto imagem de produto ou serviço. Enquanto isso, no capítulo seguinte, serão destrinchados os conceitos mais importantes para o trabalho, como a conceituação da marca e, principalmente, do trade dress. Por fim, será feita uma análise da evolução do trade dress no ordenamento jurídico norte-americano, diante da apreciação de casos emblemáticos para a evolução do assunto no país, bem como a análise do tratamento do instituto no ordenamento jurídico brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CGMAraújo-min.pdf734.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.