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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSantos, Felipe Sombra dos-
dc.contributor.authorSilva, Amanda Roberto da-
dc.date.accessioned2024-11-13T15:50:33Z-
dc.date.available2024-11-15T03:00:13Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24350-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise termodinâmicapt_BR
dc.subjectBateria de Lítiopt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.titleAnálise termodinâmica de baterias utilizadas em veículos elétricospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5926740038366443pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Carvalho, Ladimir José de-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4336956035358282pt_BR
dc.contributor.referee1Chagas Junior, Carlos Alberto das-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6855575806163203pt_BR
dc.contributor.referee2Grillo, Alexandre Vargas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0874021836679830pt_BR
dc.description.resumoO aumento significativo nas mudanças climáticas e a notória parcela de culpa do setor de transporte gerou um retorno da atenção deste setor para os veículos elétricos, como uma forma de mitigar a liberação dos gases do efeito estufa. Os veículos elétricos utilizam uma bateria como fonte de energia para alimentar o motor e tracionar as rodas, e estas baterias afetam diretamente a autonomia deste veículo e seu custo total. Este trabalho focou nas principais baterias utilizadas atualmente nos veículos elétricos: bateria de chumbo-ácido, bateria de íon de lítio e bateria de hidreto metálico de níquel. A revisão da literatura sobre baterias explorou o seu funcionamento, as reservas e valor de mercado dos metais utilizados, além da reciclagem dos materiais. A reutilização das baterias em sistemas de armazenamento e energia tem um papel importante para mitigar os impactos que o descarte dessas baterias poderia gerar após a sua utilização nos veículos. Já a utilização do sistema V2G permite que os carros elétricos devolvam para o sistema elétrico a energia não utilizada. Há estudos sobre outras tecnologias para baterias de veículos elétricos, e estas novas tendências são de suma importância para expandir a utilização deste tipo de transporte. Posteriormente foi realizada uma comparação das características das principais baterias, através da análise da energia específica, ciclo de recarga e custo, concluiu-se que a LIB se destaca pela alta energia específica, sendo a bateria mais empregada atualmente, a bateria de chumbo ácido pelo seu menor preço e a bateria de NiMH pelo seu maior ciclo de recarga. Por fim, foi realizada uma simulação do comportamento termodinâmico, como o auxílio do software HSC Chemistry 6.0, explorando as principais reações eletroquímicas e a influência da concentração dos íons e temperaturas. Os resultados foram apresentados na forma de gráficos potencial (E) vs pH (Diagrama Pourbaix). Na análise termodinâmica foi possível concluir que a bateria de chumbo-acida não pode ser operada em pH alcalino e é necessário ter atenção ao processo de sulfatação. Já a bateria de NiMH pode ser utilizada em todas as ndições avaliadas, ao considerar apenas a presença das espécies, e através da energia de Gibbs, é possível avaliar a impossibilidade de obter o NiOOH espontaneamente nas condições consideradas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

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