Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/24350
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Felipe Sombra dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Amanda Roberto da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T15:50:33Z | - |
dc.date.available | 2024-11-15T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24350 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise termodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Bateria de Lítio | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.title | Análise termodinâmica de baterias utilizadas em veículos elétricos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5926740038366443 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Carvalho, Ladimir José de | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4336956035358282 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chagas Junior, Carlos Alberto das | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6855575806163203 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Grillo, Alexandre Vargas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0874021836679830 | pt_BR |
dc.description.resumo | O aumento significativo nas mudanças climáticas e a notória parcela de culpa do setor de transporte gerou um retorno da atenção deste setor para os veículos elétricos, como uma forma de mitigar a liberação dos gases do efeito estufa. Os veículos elétricos utilizam uma bateria como fonte de energia para alimentar o motor e tracionar as rodas, e estas baterias afetam diretamente a autonomia deste veículo e seu custo total. Este trabalho focou nas principais baterias utilizadas atualmente nos veículos elétricos: bateria de chumbo-ácido, bateria de íon de lítio e bateria de hidreto metálico de níquel. A revisão da literatura sobre baterias explorou o seu funcionamento, as reservas e valor de mercado dos metais utilizados, além da reciclagem dos materiais. A reutilização das baterias em sistemas de armazenamento e energia tem um papel importante para mitigar os impactos que o descarte dessas baterias poderia gerar após a sua utilização nos veículos. Já a utilização do sistema V2G permite que os carros elétricos devolvam para o sistema elétrico a energia não utilizada. Há estudos sobre outras tecnologias para baterias de veículos elétricos, e estas novas tendências são de suma importância para expandir a utilização deste tipo de transporte. Posteriormente foi realizada uma comparação das características das principais baterias, através da análise da energia específica, ciclo de recarga e custo, concluiu-se que a LIB se destaca pela alta energia específica, sendo a bateria mais empregada atualmente, a bateria de chumbo ácido pelo seu menor preço e a bateria de NiMH pelo seu maior ciclo de recarga. Por fim, foi realizada uma simulação do comportamento termodinâmico, como o auxílio do software HSC Chemistry 6.0, explorando as principais reações eletroquímicas e a influência da concentração dos íons e temperaturas. Os resultados foram apresentados na forma de gráficos potencial (E) vs pH (Diagrama Pourbaix). Na análise termodinâmica foi possível concluir que a bateria de chumbo-acida não pode ser operada em pH alcalino e é necessário ter atenção ao processo de sulfatação. Já a bateria de NiMH pode ser utilizada em todas as ndições avaliadas, ao considerar apenas a presença das espécies, e através da energia de Gibbs, é possível avaliar a impossibilidade de obter o NiOOH espontaneamente nas condições consideradas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARSilva.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.