Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2438
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O hiperpopular: uma nova versão do jornalismo impresso
Autor(es)/Inventor(es): Stutz, Viviane da Silva
Orientador: Barbosa, Gabriel Collares
Resumo: Demonstra o surgimento de uma nova versão do jornalismo impresso, a qual denominamos jornais hiperpopulares, que firmam suas bases na prestação de serviços, no entretenimento, na ênfase nas editorias de polícia e esporte, e principalmente, na construção da notícia de forma cômica e divertida. Para sustentar e provar esta teoria, foram utilizados aspectos da história da imprensa, surgimento do jornalismo voltado para às massas, e as mudanças ao longo do tempo, além de um panorama da imprensa atual e as peculiaridades dos jornais ditos populares e os hiperpopulares. A comparação de duas edições de mesmo dia, do maior representante do jornalismo popular carioca, o Extra, e do maior exemplo de hiperpopular, Meia Hora, dão maior entendimento às diferenças das práticas jornalísticas dos dois periódicos, como capa, formato, tratamento da notícia e linguagem. Para formulação e pesquisa para análise deste novo jornalismo, foram usadas entrevistas com repórter e diretores do Meia Hora, e editores do Extra, bibliografias a respeito do tema, artigos científicos e divulgados em revistas eletrônicas, além de dados mercadológicos atuais disponibilizados pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC).
Palavras-chave: Jornalismo impresso
Cultura popular
Meios de comunicação de massa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: STUTZ, Vivianne da Silva. O hiperpopular: uma nova versão do jornalismo impresso. 2010. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
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