Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2440
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação na educação infantil: teoria, concepções e práticas
Author(s)/Inventor(s): Coutinho, Sandra Brandão
Advisor: Guimarães, Daniela de Oliveira
Abstract: Investigar se há, e quais são os critérios norteadores para avaliação na Educação Infantil (na cidade do Rio de Janeiro), presentes na legislação vigente. Ele consta de pesquisa documental e teórica e da análise de fichas de avaliação. O trabalho está divido em dois capítulos, o primeiro: “Avaliação na Educação Infantil na legislação vigente”, onde foi feita a análise tanto dos documentos oficiais nacionais: Constituição Federal, Plano Nacional de Educação, Estatuto da Criança e do Adolescente, Leis de Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, quanto os de cunho municipal da cidade do Rio de Janeiro: Orientações Curriculares e Caderno de Avaliação na Educação Infantil voltados para essa área e o segundo: “Avaliação mediadora entre conceitos e práticas”, onde se é lançado um olhar teórico acerca do assunto baseando-se principalmente na perspectiva de avaliação mediadora, criada pela autora Jussara Hoffmann e onde são feitas as análises das fichas. Percebe-se com esta pesquisa que a avaliação na Educação Infantil não deve ser suprimida em um único instrumento e que ela deve gerar mudanças que beneficiem o desenvolvimento das crianças.
Keywords: Educação infantil
Avaliação da educação
Legislação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Department : Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COUTINHO, Sandra Brandão. Avaliação na educação infantil: Teoria, Concepções e Práticas. 2016. 55 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2440
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SBCoutinho.pdf2,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.