Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24419
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarreto, Caio Cézar Ovelheiro Menna-
dc.contributor.authorFrontelmo, Tiffany Sousa-
dc.date.accessioned2024-11-22T12:52:20Z-
dc.date.available2024-11-24T03:00:15Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFRONTELMO, Tiffany Sousa. Crianças refugiadas e direito à educação: análise da efetividade dos meios de acesso e integração educacional por esse grupo no Brasil. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24419-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRefúgiopt_BR
dc.subjectCrianças Refugiadaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireitos Fundamentaispt_BR
dc.subjectNiños refugiadospt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectDerechos fundamentalespt_BR
dc.titleCrianças refugiadas e direito à educação: análise da efetividade dos meios de acesso e integração educacional por esse grupo no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia visa discutir o acesso à educação de crianças refugiadas no Brasil. Em um primeiro momento, apresenta-se o conceito e um breve histórico do instituto de refugiados, além da evolução da legislação e criação de organismos de proteção aos refugiados. Ainda nesse ponto, são expostos dados sobre a temática no Brasil e no mundo. Em seguida, é discutida a legislação interna e internacional que se aplica às crianças refugiadas no Brasil. Por fim, é abordada a importância da educação no desenvolvimento de uma criança, bem como realizado um panorama educacional do país, de modo a identificar os obstáculos na efetivação do direito à educação das crianças refugiadas. Duas pesquisas de campo sobre a temática são analisadas a fim de compreender na prática se o Estado brasileiro possui meios eficazes para garantir o acesso à educação por esse grupo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSFrontelmo.pdf537.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.