Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24453
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Modelagem cinética da hidrogenação da gasolina de pirólise
Autor(es)/Inventor(es): Abreu, Beatriz Maria Natal Batista
Modesto, Luiz Felipe Amarante
Orientador: Silva, Mônica Antunes Pereira da
Coorientador: Travalloni, Leonardo
Resumo: A gasolina de pirólise (PYGAS) é um dos subprodutos do craqueamento a vapor da fração do petróleo denominada de nafta. Em sua composição encontram-se principalmente mono-olefinas e diolefinas, além de aromáticos, tais como benzeno, tolueno e xileno. Em virtude desta característica, apresenta um alto índice de octanagem. Porém, justamente em razão de seus componentes, apresenta potencial de formação de gomas e não pode ser diretamente incorporada ao pool da gasolina, requerendo, portanto, um tratamento prévio. Sua estabilidade pode ser obtida através de um processo de hidrotratamento, constituído normalmente por duas etapas, com a conversão dos hidrocarbonetos insaturados a compostos menos reativos. O presente trabalho se atém ao estudo da primeira etapa, a qual envolve a hidrogenação seletiva dos compostos mais reativos. O principal objetivo foi investigar diferentes modelos cinéticos do tipo lei de potências e Langmuir-Hinshelwood, de modo a identificar modelos capazes de ajustar os dados experimentais coletados em laboratório. Em razão da complexa composição da PYGAS, optou-se pela utilização de misturas modelo, constituídas por compostos representativos. Desta forma, foi preparada uma solução de estireno em tolueno, além de quatro misturas com diferentes proporções de estireno, diciclopentadieno e 1,7-octadieno. Os resultados mostraram que, tanto para a solução de estireno como para as misturas, modelos cinéticos do tipo lei de potências não proporcionam bons ajustes. Por sua vez, alguns modelos de Langmuir-Hinshelwood se ajustaram bem aos dados experimentais, dependendo da composição da mistura analisada.
Palavras-chave: Modelagem
Hidrotratamento da gasolina
Olefinas
Cinética química
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMNBAbre.pdfprojeto final2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.