Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24494
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A percepção dos auditores externos sobre a adequação dos sistemas de controle interno nas empresas requeridas pela Lei Sarbanes-Oxley
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Claudio Luiz Paiva
Tutor: Silva, Adolfo Henrique Coutinho e
Resumen: Diante da atual conjuntura de perda de credibilidade do mercado financeiro brasileiro face aos desdobramentos e descobertas da Operação Lava Jato, mais uma vez tornou-se imperativo a realização de estudos sobre métodos para o amadurecimento da Governança Corporativa das empresas, principalmente aquelas de capital aberto, visto que possuem uma maior responsabilidade fiduciária para com seus investidores. Dessa forma, o presente trabalho analisou a percepção dos auditores externos sobre a adequação dos sistemas de controle interno nas empresas requeridas pela Lei Sarbanes-Oxley, seguindo os modelos COSO e AICPA, sob a percepção da auditoria externa. Este tema será abordado através de um estudo descritivo com abordagem qualitativa baseado em pesquisas bibliográficas. A coleta dos dados foi realizada através de quatro entrevistas com auditores independentes ocupantes de cargos gerenciais em uma empresa de auditoria independente de grande porte. As entrevistas individuais foram realizadas no mês de junho de 2022 no Rio de Janeiro. A partir das entrevistas realizadas, constatou-se uma maior maturidade nos sistemas de controles internos de empresas requeridas pela SOx quando comparados com empresas não requeridas, mas também foram identificados pontos de convergência com relação às oportunidades de melhorias e principiais deficiências identificadas pelos auditores. Com isso, discutiu-se sobre a relevância do sistema de controles internos nas organizações de capital aberto requeridas e não requeridas pela Lei Sarbanes-Oxley, como ferramenta de melhoria do processo de Governança Corporativa e instrumento de prevenção e detecção de erros, falhas e fraudes, a fim de assegurar fidedignidade nas informações divulgadas das demonstrações financeiras das empresas.
Materia: Controles internos
Governança corporativa
Credibilidade
Empresas de capital aberto
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : VIEIRA, Claudio Luiz Paiva. A percepção dos auditores externos sobre a adequação dos sistemas de controle interno nas empresas requeridas pela Lei Sarbanes-Oxley. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CLPVieira.pdf376.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir  ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.