Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24525
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desbravadores de reinos : um jogo educativo de matemática
Author(s)/Inventor(s): Sousa, Ana Carolina Lourenço Neves de
Advisor: Cardoso, Fernanda de Abreu
Abstract: Desbravadores de Reinos: um jogo educativo de matemática é um jogo de tabuleiro paradidático para crianças de 07 a 12 anos, cujo objetivo é estimular o interesse de alunos na fase de aprendizado das quatro operações básicas matemáticas, para que aprendam de uma forma divertida e se sintam mais confortáveis com a matéria. O trabalho é resultado de pesquisas sobre a essência, história e categorias de jogos de tabuleiro, e também inclui o olhar para as necessidades educacionais das crianças na faixa etária abrangida e o uso do jogo como uma estratégia pedagógica eficaz para o ensino. Com base nessa análise, foi elaborado o conceito do jogo, incluindo regras, mecânicas e design visual, visando tornar o aprendizado atraente e intuitivo. Neste trabalho, foi desenvolvido tanto o projeto gráfico/visual do jogo, como também suas regras, mecânica e os problemas propostos para os usuários resolverem. Espera-se que este jogo contribua significativamente para o desenvolvimento das habilidades matemáticas das crianças, tornando o aprendizado mais prazeroso e eficiente.
Keywords: Design gráfico
Jogos de tabuleiro
Jogos educativos
Matemática
Ensino fundmental
Graphic design
Board games
Educational games
Math
Elementary school
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Aug-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUSA, Ana Carolina Lourenço Neves de. Desbravadores de reinos: um jogo educativo de matemática. 2024. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACLNSousa.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.