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dc.contributor.advisorSilva, Adriana dos Anjos-
dc.contributor.authorLuz, Bruna Ribeiro Teixeira-
dc.date.accessioned2024-12-11T15:35:16Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24559-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPneuspt_BR
dc.subjectÓxido de Zincopt_BR
dc.subjectNegro de carbonopt_BR
dc.subjectRecovered Carbon Black (rCB)pt_BR
dc.titleEstudo de carga recicladada aplicada à fabricação de pneuspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8053951225576109pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1418703633747244pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Gobbi, Vinicius Guedes-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5425604255656427pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Maria José de Oliveira Cavalcanti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5064298646092562pt_BR
dc.contributor.referee2Sirqueira, Alex da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3498862948683378pt_BR
dc.description.resumoO pneu é o único ponto de contato ao solo, logo, apresenta elevada importância para a segurança dos passageiros do veículo. Por isso, deve ser realizada a análise das propriedades dos materiais que o compõem para que seja garantida a performance do produto final. Algumas das matérias primas necessárias em sua fabricação são as cargas reforçantes e o óxido de zinco (ZnO), utilizado como ativador da reação de vulcanização. Dentre as cargas reforçantes, se destaca o negro de carbono, proveniente de origens fósseis não renováveis e o óxido de zinco, material tóxico à vida marinha. Desta maneira, o presente trabalho estuda a possibilidade da utilização de um negro de carbono proveniente da pirólise de pneus em fim de vida (ELT), em substituição ao negro de carbono virgem. Esse material é chamado de Recovered Carbon Black (rCB), e apresenta determinado percentual de cinzas, compostas por material inorgânico como o zinco. Foi estudado o efeito da presença do zinco na superfície do rCB e sua influência na vulcanização. Foram calculados os parâmetros de vulcanização para as formulações propostas com negro de carbono virgem e recuperado, a diferentes taxas de adição de óxido de zinco. Os resultados mostraram que a vulcanização ocorreu de maneira expressiva nas formulações com o ativador, para os dois tipos de cargas utilizadas, indicando que o zinco presente na superfície do rCB não se encontra na sua forma ativa de ZnO e não pode ser utilizado como substituto nas formulações. Além disso, foi observado um maior reforço para as formulações com o negro de carbono virgem, confirmando o maior potencial reforçante para o material virgem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS ORGANICOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-12-12T15:35:16Z-
Appears in Collections:Engenharia Química

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