Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24559
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Adriana dos Anjos | - |
dc.contributor.author | Luz, Bruna Ribeiro Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-11T15:35:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24559 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pneus | pt_BR |
dc.subject | Óxido de Zinco | pt_BR |
dc.subject | Negro de carbono | pt_BR |
dc.subject | Recovered Carbon Black (rCB) | pt_BR |
dc.title | Estudo de carga recicladada aplicada à fabricação de pneus | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8053951225576109 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1418703633747244 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Gobbi, Vinicius Guedes | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5425604255656427 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Maria José de Oliveira Cavalcanti | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5064298646092562 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sirqueira, Alex da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3498862948683378 | pt_BR |
dc.description.resumo | O pneu é o único ponto de contato ao solo, logo, apresenta elevada importância para a segurança dos passageiros do veículo. Por isso, deve ser realizada a análise das propriedades dos materiais que o compõem para que seja garantida a performance do produto final. Algumas das matérias primas necessárias em sua fabricação são as cargas reforçantes e o óxido de zinco (ZnO), utilizado como ativador da reação de vulcanização. Dentre as cargas reforçantes, se destaca o negro de carbono, proveniente de origens fósseis não renováveis e o óxido de zinco, material tóxico à vida marinha. Desta maneira, o presente trabalho estuda a possibilidade da utilização de um negro de carbono proveniente da pirólise de pneus em fim de vida (ELT), em substituição ao negro de carbono virgem. Esse material é chamado de Recovered Carbon Black (rCB), e apresenta determinado percentual de cinzas, compostas por material inorgânico como o zinco. Foi estudado o efeito da presença do zinco na superfície do rCB e sua influência na vulcanização. Foram calculados os parâmetros de vulcanização para as formulações propostas com negro de carbono virgem e recuperado, a diferentes taxas de adição de óxido de zinco. Os resultados mostraram que a vulcanização ocorreu de maneira expressiva nas formulações com o ativador, para os dois tipos de cargas utilizadas, indicando que o zinco presente na superfície do rCB não se encontra na sua forma ativa de ZnO e não pode ser utilizado como substituto nas formulações. Além disso, foi observado um maior reforço para as formulações com o negro de carbono virgem, confirmando o maior potencial reforçante para o material virgem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS ORGANICOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2024-12-12T15:35:16Z | - |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRTLuz.pdf | 954.75 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict??? |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.