Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24566
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Houri, Mônica de Souza | - |
dc.contributor.author | Simões, Isabelly de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-11T22:47:57Z | - |
dc.date.available | 2024-12-13T03:00:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24566 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Dar voz aos corpos e corpo às vozes: uma trama para subverter a lógica mentalista na produção de conhecimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8584176129783421 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, cujo tema é corpo e mente na educação, tem como objetivo levantar possibilidades de contrariar a lógica mentalista na educação que, com apontamentos de Espinosa e de corporeidade ativa, não funciona para além da tradicional visão dicotomista do corpo e da mente. A discussão se baseia em autores como Marilena Chaui, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Léa Velocina Vargas Tiriba, Hergos Ritor Fróes de Couto Couto, entre outros. O trabalho se divide em duas partes: na primeira, uma reflexão sobre a lógica mentalista e por que a hierarquização corpo e mente não mais se sustenta; na segunda, uma sequência didática de uma sala de aula que incorpore as reflexões levantadas. Como resultado do trabalho, conclui-se que, mais que possível, a reivindicação do corpo que pensa e sente na sala de aula faz-se necessária. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ISSimões.pdf | 240.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.