Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24566
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Dar voz aos corpos e corpo às vozes: uma trama para subverter a lógica mentalista na produção de conhecimento
Autor(es)/Inventor(es): Simões, Isabelly de Souza
Orientador: Houri, Mônica de Souza
Resumo: O presente trabalho, cujo tema é corpo e mente na educação, tem como objetivo levantar possibilidades de contrariar a lógica mentalista na educação que, com apontamentos de Espinosa e de corporeidade ativa, não funciona para além da tradicional visão dicotomista do corpo e da mente. A discussão se baseia em autores como Marilena Chaui, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Léa Velocina Vargas Tiriba, Hergos Ritor Fróes de Couto Couto, entre outros. O trabalho se divide em duas partes: na primeira, uma reflexão sobre a lógica mentalista e por que a hierarquização corpo e mente não mais se sustenta; na segunda, uma sequência didática de uma sala de aula que incorpore as reflexões levantadas. Como resultado do trabalho, conclui-se que, mais que possível, a reivindicação do corpo que pensa e sente na sala de aula faz-se necessária.
Palavras-chave: Educação
Ensino e aprendizagem
Sequência didática
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISSimões.pdf240.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.