Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/24566
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Dar voz aos corpos e corpo às vozes: uma trama para subverter a lógica mentalista na produção de conhecimento |
Autor(es)/Inventor(es): | Simões, Isabelly de Souza |
Orientador: | Houri, Mônica de Souza |
Resumo: | O presente trabalho, cujo tema é corpo e mente na educação, tem como objetivo levantar possibilidades de contrariar a lógica mentalista na educação que, com apontamentos de Espinosa e de corporeidade ativa, não funciona para além da tradicional visão dicotomista do corpo e da mente. A discussão se baseia em autores como Marilena Chaui, Terezinha Petrucia da Nóbrega, Léa Velocina Vargas Tiriba, Hergos Ritor Fróes de Couto Couto, entre outros. O trabalho se divide em duas partes: na primeira, uma reflexão sobre a lógica mentalista e por que a hierarquização corpo e mente não mais se sustenta; na segunda, uma sequência didática de uma sala de aula que incorpore as reflexões levantadas. Como resultado do trabalho, conclui-se que, mais que possível, a reivindicação do corpo que pensa e sente na sala de aula faz-se necessária. |
Palavras-chave: | Educação Ensino e aprendizagem Sequência didática |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Nov-2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Francês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISSimões.pdf | 240.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.