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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os efeitos da ortografia na percepção do contraste entre as categorias fonético-fonológicas /æ/ e /ɛ/ por alunas brasileiras de Letras falantes de inglês como língua estrangeira
Autor(es)/Inventor(es): Anjos, Gabriella da Silva
Tutor: Kluge, Denise Cristina
Resumen: Este trabalho buscou analisar os efeitos da ortografia na percepção do contraste entre as categorias fonético-fonológicas /æ/ e /ɛ/ por alunas brasileiras do curso de Letras: Português-Inglês da Universidade Federal do Rio de Janeiro, inscritas na habilitação “bacharelado” ou na habilitação “licenciatura”, falantes de inglês como língua estrangeira (LE) que cursaram a disciplina Fonologia da Língua Inglesa presencialmente entre os anos de 2022 e 2024. Para isso, a pesquisadora conduziu dois experimentos com 6 alunas, que foram igualmente divididas em 2 grupos, sendo que, no primeiro experimento, um grupo teve acesso à forma ortográfica das palavras utilizadas e o outro, não. Vale mencionar que a pesquisadora escolheu as participantes com base em suas respostas em um questionário para seleção de participantes. Cada experimento contou com 10 pares mínimos (20 palavras monossilábicas): 4 pares-alvo, 3 pares distratores e 3 pares utilizados nas etapas de familiarização. No primeiro experimento, um grupo, ao mesmo tempo, ouviu as palavras (uma por vez), leu essas palavras e viu imagens que as representavam. A partir das informações disponibilizadas, as participantes desse grupo circularam o símbolo fonético que representava a única vogal contida nas palavras ouvidas e decidiram o quanto a vogal escolhida realmente se parecia com o estímulo sonoro ouvido. O outro grupo, por sua vez, realizou o mesmo processo, porém sem acesso à ortografia das palavras. No segundo experimento, os dois grupos ouviram as palavras (uma por vez) e escolheram, dentre duas imagens, qual era a representante do estímulo sonoro. Uma das imagens representava a palavra ouvida e a outra representava seu par mínimo. Após isso, as participantes escreveram a palavra escolhida. Depois da participação nos experimentos, as alunas preencheram um questionário pós-experimento, cujas respostas serviram de material para análise. O intuito inicial era analisar os resultados dos experimentos baseando-se no modelo Perceptual Assimilation Model of Second Language Speech Learning (PAM-L2) e procurando expandi-lo para contextos de Foreign Language Acquisition (FLA, que se refere ao termo “Aquisição de Língua Estrangeira”), porém as formas de assimilação presentes no modelo foram insuficientes para a análise. Então, a partir das formas de assimilação do PAM-L2 e de rótulos do modelo Perceptual Assimilation Model (PAM), a pesquisadora propôs uma adaptação do PAM-L2, o Perceptual Assimilation Model of Foreign Language Speech Learning (PAM-FL). Vale mencionar que FL refere-se a “Foreign Language”, que é o mesmo que LE. Os resultados demonstraram que o grupo com acesso à ortografia obteve um desempenho consideravelmente melhor nos experimentos do que o outro grupo, mas suas participantes não relataram que a ortografia das palavras auxiliou a escolha de suas respostas. Isso sugere que elas utilizaram, inconscientemente, as pistas visuais dos grafemas <a> e <e> — que, nas palavras disponibilizadas, correspondem a /æ/ e /ɛ/, respectivamente — durante os experimentos. Após as análises, a pesquisadora concluiu que a presença da ortografia teve efeito facilitador durante os experimentos e que as dificuldades de percepção e categorização enfrentadas pelas participantes ocorreram devido a diferenças nos inventários fonético-fonológicos da língua portuguesa e da língua inglesa.
Materia: Língua inglesa
Estudo e ensino
Ensino de língua estrangeira
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

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