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dc.contributor.advisorRovere, Renata Lèbre La-
dc.contributor.authorMeneses, Jordana Batista-
dc.date.accessioned2017-07-21T20:34:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:53Z-
dc.date.issued2010-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2464-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia da informaçãopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectHistória econômicapt_BR
dc.subjectBens de consumopt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.subjectMarca comercialpt_BR
dc.titleO bem de luxo como bem de informação e seu consumo como externalidade de redept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2861424806494103pt_BR
dc.contributor.referee1Barradas, Ary-
dc.contributor.referee2Earp, Fábio Silos de Sá-
dc.description.resumoAnálise do bem de luxo no contexto da economia da informação. Para permitir o desenvolvimento do estudo, são apresentados os conceitos principais desse tipo de economia tais como bens de informação, bens de experiência e externalidades de rede. É analisada a participação do luxo durante a história econômica até a constituição do mercado de luxo e são conhecidos os atributos principais que caracterizam os bens de luxo como tal. A partir de então é demonstrado que o bem de luxo é um bem de informação e por isso um bem de experiência. Sendo um bem de informação, o mercado de luxo está sujeito ao efeito de externalidade de rede. São analisadas as formas como essas definições sobre o bem de luxo interferem ou são conseqüência do comportamento de seu consumidor, bem como a forma como as informações que fornece são consumidas pelo indivíduo. Por fim, a marca é apresentada como item fundamental à solução do problema do bem de experiência no mercado de luxo. As marcas de luxo são apresentadas como fortes impulsionadores do consumo do luxo, buscando cada vez mais despertar novas necessidades e desejos em seus consumidores e mostrar que são fontes para sua realização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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