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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O bem de luxo como bem de informação e seu consumo como externalidade de rede
Autor(es)/Inventor(es): Meneses, Jordana Batista
Orientador: Rovere, Renata Lèbre La
Resumo: Análise do bem de luxo no contexto da economia da informação. Para permitir o desenvolvimento do estudo, são apresentados os conceitos principais desse tipo de economia tais como bens de informação, bens de experiência e externalidades de rede. É analisada a participação do luxo durante a história econômica até a constituição do mercado de luxo e são conhecidos os atributos principais que caracterizam os bens de luxo como tal. A partir de então é demonstrado que o bem de luxo é um bem de informação e por isso um bem de experiência. Sendo um bem de informação, o mercado de luxo está sujeito ao efeito de externalidade de rede. São analisadas as formas como essas definições sobre o bem de luxo interferem ou são conseqüência do comportamento de seu consumidor, bem como a forma como as informações que fornece são consumidas pelo indivíduo. Por fim, a marca é apresentada como item fundamental à solução do problema do bem de experiência no mercado de luxo. As marcas de luxo são apresentadas como fortes impulsionadores do consumo do luxo, buscando cada vez mais despertar novas necessidades e desejos em seus consumidores e mostrar que são fontes para sua realização.
Palavras-chave: Economia da informação
Consumo
História econômica
Bens de consumo
Consumidores
Marca comercial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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