Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/24676
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Atividades alternativas para o estudo de cordas vibrantes no ensino médio |
Autor(es)/Inventor(es): | Stirling, Albert James dos Santos |
Orientador: | Tort, Alexandre Carlos |
Resumo: | O Ensino Médio brasileiro está em plena mudança para se consolidar como etapa de fechamento da Educação Básica do cidadão. A Física ensinada no Ensino Médio se inclui neste contexto assumindo a responsabilidade de ir além da preparação para o Ensino Superior ao também oferecer competências e habilidades para a cidadania, para a continuidade da vida acadêmica ou profissional. Este trabalho aproveita a oportunidade oferecida pelo advento do novo Ensino Médio e propõe atividades alternativas para uma abordagem mais concreta e interessante de Ondulatória com uso de um violão, instrumento musical bastante popular no Brasil, e de um experimento de baixo custo com uso de computador portátil e de um programa editor de áudio digital, gratuito, o Audacity 2.0.2. |
Palavras-chave: | Ensino médio Ensino de física Equações de onda Som |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES |
Unidade produtora: | Instituto de Física |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Mai-2013 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AJSStirling.pdf | 4.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.