Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24676
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Atividades alternativas para o estudo de cordas vibrantes no ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Stirling, Albert James dos Santos
Orientador: Tort, Alexandre Carlos
Resumo: O Ensino Médio brasileiro está em plena mudança para se consolidar como etapa de fechamento da Educação Básica do cidadão. A Física ensinada no Ensino Médio se inclui neste contexto assumindo a responsabilidade de ir além da preparação para o Ensino Superior ao também oferecer competências e habilidades para a cidadania, para a continuidade da vida acadêmica ou profissional. Este trabalho aproveita a oportunidade oferecida pelo advento do novo Ensino Médio e propõe atividades alternativas para uma abordagem mais concreta e interessante de Ondulatória com uso de um violão, instrumento musical bastante popular no Brasil, e de um experimento de baixo custo com uso de computador portátil e de um programa editor de áudio digital, gratuito, o Audacity 2.0.2.
Palavras-chave: Ensino médio
Ensino de física
Equações de onda
Som
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mai-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJSStirling.pdf4.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.