Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/24685
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Menezes, Danielle de Almeida | - |
| dc.contributor.author | Araujo, Carolini Pereira de | - |
| dc.date.accessioned | 2024-12-25T02:47:38Z | - |
| dc.date.available | 2024-12-26T03:00:13Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | ARAUJO, Carolini Pereira de. Programa residência pedagógica: reflexões sobre o impacto na formação docente de uma professora de inglês. 2024. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras: Português-Inglês) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24685 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Etnografia | pt_BR |
| dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.title | Programa residência pedagógica: reflexões sobre o impacto na formação docente de uma professora de inglês | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8496958658126216 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A prática docente é considerada como uma das etapas fundamentais no processo de formação inicial de professores. A partir dessa ideia, o presente trabalho tem como objetivo analisar o meu olhar sobre o meu processo formativo, ao longo do ano de 2023, no Programa Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Para isso, foram analisados 16 relatos produzidos por mim ao longo do período de atuação no programa. Através deles, registrei minha trajetória no programa, dentro e fora de sala de aula. Devido à natureza da pesquisa, a investigação realizada caracteriza-se como um estudo autoetnográfico, uma vez que eu sou o meu próprio objeto de análise. Como forma de prospecção dos dados, utilizei a técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), a fim de conseguir olhar de forma mais objetiva para o corpus investigado. Os resultados mostraram que os relatos seguem uma recorrência significativa de autoavaliação, principalmente mais negativa sobre o meu desempenho. Esse fato mostrou, dentre outras questões, a necessidade de uma maior valorização da minha própria prática de ensino. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CPAraujo.pdf | 739.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.