Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24685

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMenezes, Danielle de Almeida-
dc.contributor.authorAraujo, Carolini Pereira de-
dc.date.accessioned2024-12-25T02:47:38Z-
dc.date.available2024-12-26T03:00:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationARAUJO, Carolini Pereira de. Programa residência pedagógica: reflexões sobre o impacto na formação docente de uma professora de inglês. 2024. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras: Português-Inglês) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24685-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titlePrograma residência pedagógica: reflexões sobre o impacto na formação docente de uma professora de inglêspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8496958658126216pt_BR
dc.description.resumoA prática docente é considerada como uma das etapas fundamentais no processo de formação inicial de professores. A partir dessa ideia, o presente trabalho tem como objetivo analisar o meu olhar sobre o meu processo formativo, ao longo do ano de 2023, no Programa Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Para isso, foram analisados 16 relatos produzidos por mim ao longo do período de atuação no programa. Através deles, registrei minha trajetória no programa, dentro e fora de sala de aula. Devido à natureza da pesquisa, a investigação realizada caracteriza-se como um estudo autoetnográfico, uma vez que eu sou o meu próprio objeto de análise. Como forma de prospecção dos dados, utilizei a técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), a fim de conseguir olhar de forma mais objetiva para o corpus investigado. Os resultados mostraram que os relatos seguem uma recorrência significativa de autoavaliação, principalmente mais negativa sobre o meu desempenho. Esse fato mostrou, dentre outras questões, a necessidade de uma maior valorização da minha própria prática de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CPAraujo.pdf739.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.